Unileste realiza 29ª edição do Empresa-Ação

camara timoteo
Câmara de Timóteo forma comissão especial para discutir redução do número de vereadores
8 de maio de 2017
timoteo1
Proprietários de veículos que quitaram infração no trânsito devem procurar Jari para efetivação de baixa
8 de maio de 2017

Unileste realiza 29ª edição do Empresa-Ação

O público terá além das opções das empresas, apresentações musicais com cantores da região

O público terá além das opções das empresas, apresentações musicais com cantores da região

Mais uma vez, os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) proporcionarão a todos um show de empreendedorismo, habilidades técnicas e criatividade em cinco dias de muitas novidades para todos os gostos. A abertura das empresas formadas pelos universitários será na próxima segunda-feira (8), com encerramento na sexta-feira (12), no estacionamento de motos do Unileste, campus Coronel Fabriciano.

 

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir os produtos de 13 empresas montadas exclusivamente para o evento: COR DE MARTE (presentes e decoração); CASA DO CAIPIRA (caldos diversos); DI MASSA’S GOURMET (macarrão na chapa); DOCE GULA (balas, confetes e doces); DOCE VIDA (doces diversos); DONA BIJOU (Acessórios); GOLDEN SEMI-JÓIAS (semi-jóias); GRAN GOURMET (hambúrguer gourmet); IMPERIUM (roupas unissex e acessórios); MENINA MOÇA ACESSÓRIOS (bijuterias); O ORIGINAL PÃO COM CARNE (sanduíches de pão com carne); PEGASUS CALÇADOS (calçados); e PERSONALIZE (itens para decoração e presentes).

 

Para abrilhantar as noites, cantores da região apresentarão todo o talento no palco do Empresa-Ação. Muita música, descontração e lazer para todos os gostos.

 

Avaliação

Durante a semana, os alunos do curso de Ciências Contábeis farão a fiscalização contábil e de vigilância sanitária. No período de abertura das empresas, todos os universitários foram responsáveis por todas as etapas de tramitação dos documentos para assinatura do Contrato Social. As atividades foram realizadas por meio das empresas formadas pelos alunos, com a coordenação do Prof. Fernando César.

 

Paralelamente a estas atividades, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda foram responsáveis pela elaboração dos materiais para a divulgação, sendo coordenadas pelo Prof. Wagner Arcioni. Todas as etapas realizadas na prática tiveram como base a fundamentação conceitual nas áreas de empreendedorismo, contabilidade, além de publicidade e propaganda, que serão amplamente avaliadas.

 

Serão convidadas diversas pessoas entre empresários, egressos, colaboradores, professores e comunidade para comporem a comissão julgadora externa que, de forma sigilosa, visitará as empresas, pontuando alguns itens. Ao final, serão definidas as três empresas-destaque do trabalho. Serão avaliados itens como atendimento ao cliente, inovação, criatividade, ambiente físico e senso de oportunidade.

 

Relevância 

Para o coordenador do curso de Administração do Unileste, Gérson Mourão da Silva, “o trabalho continua sendo uma referência no que tange à prática, levando os alunos a experimentarem todas as etapas de uma empresa que deseja entrar no mercado. O trabalho é importante para o amadurecimento das relações entre alunos e professores, dando oportunidade para o engrandecimento pessoal e profissional dos discentes”, pontua.

 

A idealizadora do trabalho e coordenadora das atividades que são de responsabilidade do curso de Administração, professora Maria do Rosário, cita que “o desafio é muito grande, possibilitando a todos vivenciarem um período de muito estresse e conflitos, tendo em vista muitas etapas que demandam tempo e empenho de todos os envolvidos. Não é diferente do que acontece no mercado atual, em que a concorrência está muito acirrada e os clientes são extremamente exigentes. Mesmo em situações difíceis, o aprendizado é enorme, ficando marcado na mente de todos os alunos e professores dos cursos envolvidos a importância de fazer com que aluno crie e pense fora da caixa”, avalia.