Prefeitura de Cel. Fabriciano lança projeto para recuperação de nascentes

Foto: Foto ilustrativa -
XXII Festival de Judô reúne nove municípios
1 de setembro de 2017
Mirante
Os projetos e ações dos gestores para o setor de turismo no Vale do Aço
4 de setembro de 2017

Prefeitura de Cel. Fabriciano lança projeto para recuperação de nascentes

Nascente no Cocais Zona Rural do município

Nascente no Cocais Zona Rural do município

A Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Urbana,  Planejamento e Meio Ambiente, lançou o projeto “Renasce Fabriciano”. O objetivo é catalogar e proteger os recursos hídricos da cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade e disponibilidade de água para a população. Além disso, o projeto visa implementar técnicas de recuperação e de proteção dos recursos hídricos existentes nas propriedades rurais e também em área urbana do município.

De acordo com Thayze Pereira Rievert, Engenheira Ambiental da Prefeitura, hoje Fabriciano conta com cerca de 300 nascentes e a meta é recuperar de 2 a 3 pontos por mês. “Temos um cronograma para executar o reflorestamento que é de Outubro a Janeiro, considerado período chuvoso. Porém, este prazo pode ser estendido caso necessite”, explicou.

As propriedades participantes do projeto serão selecionadas e cadastradas individualmente pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Fabriciano. A inscrição para recuperação é voluntária e sem custo. O cadastro contém dados da propriedade e de seu proprietário ou responsável pelo imóvel.

Um dos imóveis visitados foi a fazenda do aposentado Idalino Andrade Neto. Segundo ele, as queimadas e o desmatamento ao longo dos anos quase destruíram a nascente em sua propriedade. “Esta nascente há alguns anos tinha uma vazão de cerca de 50 a 100 milímetros. Hoje, em determinados períodos, ela quase seca. Nós precisamos dessa água, tanto para a preservação da natureza como para os animais, por isso eu apoio este projeto e estou disposto a contribuir”, disse.

Com o cadastro das propriedades e dos proprietários será feita a regularização dos recursos hídricos, junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas- IGAM, com a finalidade de emitir autorização legal da utilização destas águas. Para a Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura, Josiane Cardoso Martins, a ação é fundamental para garantir a preservação dos lençóis freáticos. “Teremos um grande ganho, uma vez que a água potável que utilizamos vem do manancial subterrâneo e a nascente tem uma reponsabilidade muito grande, que é abastecer o lençol freático. Então é muito importante termos a consciência da preservação desse recurso que melhora a quantidade e a qualidade da água para o munícipe”, garantiu.