Os projetos e ações dos gestores para o setor de turismo no Vale do Aço

Nascente no Cocais Zona Rural do município
Prefeitura de Cel. Fabriciano lança projeto para recuperação de nascentes
1 de setembro de 2017
O mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação e aumentou  para o crescimento da economia - Foto: Agência Brasil
Mercado financeiro eleva projeção do crescimento da economia para 0,5% este ano
4 de setembro de 2017

Os projetos e ações dos gestores para o setor de turismo no Vale do Aço

Mirante

O Vale do Aço parece enfim despertar para a necessidade de desenvolver o turismo. Quando o governador Fernando Pimentel assinou a ordem de serviço para as obras de pavimentação de 57 quilômetros da rodovia LMG-760, ele, prefeitos e o deputado estadual Celinho do Sintrocel destacaram o turismo regional como um dos principais benefícios da obra.

O Jornal O Informante promove uma série de reportagens sobre essa pavimentação. A primeira foi “Especial Zona da Mata”, nessa edição o tema é “Turismo”, com destaque para projetos e ações dos gestores.

Mesmo em meio à desconfiança sobre a concretização da obra em função do histórico de abandono e dificuldades financeiras do Estado, há movimentação para fomentar o setor. Alguns projetos precisam da LMG 760 pavimentada para serem impulsionados, mas a maioria ja está em andamento e acontecerão independente da obra.

Com grande potencial turístico, o Vale do Aço ainda incipiente no setor, pode desenvolver vários segmentos como turismo ecológico, rural, de aventura, de negócios, de pesquisa científica, eventos, religiosos, entre outros.

 

PERD

Com a pavimentação da rodovia o Parque Estadual do Rio Doce (PERD), maior reserva de mata atlântica de Minas Gerias com 35.970 hectares, poderá ter um incremento significativo de visitantes. O gerente do PERD Vinícius de Assis Moreira destaca projetos e ações para atual e futura demanda.

Parque Estadual do Rio Doce tem bons projetos para o turismo

Parque Estadual do Rio Doce tem bons projetos para o turismo

“Tenho certeza que haverá um incremento substancial no fluxo de turistas na região também em função do PERD. O parque será uma indústria sem chaminé. Queremos que ele seja um indutor de desenvolvimento alinhando conservação da biodiversidade e alternativa sustentável de geração de emprego e renda”.

De acordo com Vinícius hoje o parque conta com atividades pedagógicas, palestras, trilhas guiadas, contemplação no centro de visitantes e mirante. Outras atividades ainda serão implantadas. “O projeto é terceirizar os serviços de aluguel de barco, implantar stand pedal e até mesmo esqui aquático para usufruir  todo potencial de água que o parque tem, mas claro, de forma sustentável. Outra atividade que pretendemos implantar é o safári noturno, passeios para conhecer a fauna e flora, pois existem vários animais com hábito noturno,” destacou Vinícius.

 

Festival Gastronômico, Mirante e Museu

Para o prefeito de Marliéria Geraldo Magela Borges de Castro (Lalado), a pavimentação da 760 representa o início de uma nova fase de desenvolvimento. Ele tem claro o turismo rural como vocação do município.

Após o Monumento do Tropeiro em Marliéria, o objetivo do prefeito Lalado é construir o Museu do Tropeiro

Após o Monumento do Tropeiro em Marliéria, o objetivo do prefeito Lalado é construir o Museu do Tropeiro

Marliéria está em fase final na construção de um mirante no pico do Jacroá que fica cerca de 980 metros acima do nível do mar. Cursos e treinamentos gratuitos estão sendo realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre turismo rural que preparam e credenciam fazendas, pousadas e profissionais da cidade. Há ainda um projeto para melhor utilização das trilhas para trekking e bike, e está na pauta para esse ano promover um Festival Gastronômico.

“Estamos fazendo o mirante no pico do Jacroá que será uma referencia aqui no Vale do Aço. Inauguramos a Praça do Tropeiro e pretendemos fazer na cidade o Museu do Tropeiro. Marliéria tem muitas pousadas e instâncias pra passar o fim de semana, e estamos nos preparando para receber e ofertar boas atividades para os turistas”, disse o prefeito Lalado.

O município de Jaguaraçu também se movimenta em relação ao tema com a criação do “COMTUR” Conselho Municipal do Turismo e do “FUMTUR” Fundo Municipal do Turismo, acesso ao ICMS Turístico e Convênio com o Circuito Trilhas do Rio Doce.

Para o prefeito de Jaguaraçu José Junio Andrade de Lima as vocações do município são o turismo rural, de aventura, religioso e de eventos como a Cavalgada, Aniversário da Cidade e Festa do Rosário.

“Jaguaraçu encontra-se inscrito no Mapa Turístico Brasileiro e vêm capacitando os munícipes para fomentar a geração de emprego e renda, especialmente com oferta de produtos locais. Temos feito ainda revitalização das praças, inventario do patrimônio cultural e turístico, além de incluir novos eventos ao calendário anual”, descreve Junio.

 

Turismo de negócio e infra estrutura

Timóteo pretende fomentar o turismo de negócio através do projeto "Timóteo, capital do inox"

Timóteo pretende fomentar o turismo de negócio através do projeto “Timóteo, capital do inox”

O prefeito de Timóteo Dr. Geraldo Hilário apontou alguns pontos a serem mais bem explorado na cidade em relação ao turismo. “Aqui temos a maior fábrica de aço inox da América Latina e isso não gera

incentivo ao turismo. Temos o Pico do Ana Moura, a entrada da Lagoa Juquita, naquela região do Macuco, Licuri e Celeste, região com grande potencial turístico porque é nossa porta de entrada do Parque Estadual do Rio Doce, do qual 40% da área está dentro de Timóteo”.

De acordo com Dr. Geraldo Hilário algumas ações estão em andamento para fomentar o turismo no município. “Agora fazemos parte do Circuito Mata Atlântica e estamos através do projeto “Timóteo, capital do inox” na promoção da Expo inox e no projeto de construção da Praça do Inox. Nos quatro pontos de entrada do município vamos colocar portais de aço em inox, e tirar aqueles de ferro enferrujado. Os portais terão câmara de alta resolução onde teremos acesso a todos os veículos que entrarem e saírem do município, esses portais com essa tecnologia darão mais sensação de segurança para nossos turistas. O objetivo é criar condições para eles visitarem o Parque durante o dia e ficarem hospedados aqui”, disse.

Dr. Geraldo Hilário salientou que Timóteo tem boa estrutura com um bom hospital, malha viária razoável, qualidade de vida, bons hotéis, restaurantes, bares e um povo que prima pela boa convivência.

Em Ipatinga o prefeito Sebastião Quintão destacou que o município também pretende se preparar. “Tivemos a eleição do Conselho Municipal do Turismo, estamos movimentando. Temos em Ipatinga um grande espaço rural, lindas cachoeiras, belos sítios, chácaras e ambiente propícios para essa atividade”, disse Quintão.

 

Turismo rural e de aventura

Em Cel. Fabriciano segundo o prefeito Dr. Marcus Vinícius, o turismo é uma pauta importante para o desenvolvimento da cidade. “Acredito que temos como vocação o turismo rural, ecoturismo e o turismo de aventura, estamos investindo na Serra do Cocais, já tivemos vários eventos lá, e estou transformando o local em pólo de ecoturismo. Já temos lá hospedagem e estou levando uma rampa de vôo livre, segundo especialistas, é uma das melhores do Brasil. Também há muitas trilhas para moto, jipe e pedal, cachoeiras e locais para rapel. Já veio o pessoal do observatório de pássaros do Canadá e ficaram na Serra do Cocais. Revitalizamos o nosso Conselho de Turismo, e entramos novamente no Circuito da Mata Atlântica. E já tenho assuntos bem adiantados com investidores com intenção de fazer um grande hotel fazenda na Serra do Cocais.”, enumerou Dr. Marcus Vinícius.

 

Turismo religioso

O prefeito de São José do Goiabal Jose Roberto Gariff Guimarães (Beto) apontou o fato de ser passagem para o PERD e as lagoas que compõem a região como potencial fomentador de turismo na cidade. Também realçou o turismo religioso com grande potencial.

“A imagem e história do Padre Ermelindo Ribeiro, torna o turismo religioso fonte de grande receita para a cidade. Também é nossa intenção promovermos ano que vem o primeiro Festival Gastronômico de São José do Goiabal. Após a pavimentação da LMG 760, faremos estudos para focar mais adiante nessa nova realidade”, projeta o prefeito Beto.