Diretor geral da radio Itatiaia Vale do Aço tem como principal desafio a migração para o FM

O pontapé deu inicio ao 14º Torneio Integração Grupo Emalto
Grupo Emalto promove uns dos mais tradicionais torneios internos do Vale do Aço
25 de março de 2017
José Junio prefeito de Jaguaraçu fala sobre o presente e futuro da cidade
Prefeito fala dos projetos e desafios para Jaguaraçu
27 de março de 2017

Diretor geral da radio Itatiaia Vale do Aço tem como principal desafio a migração para o FM

Para Felipe Martins o rádio tem o grande desafio de reinserir o tempo todo na vida das pessoas

Para Felipe Martins o rádio tem o grande desafio de reinserir o tempo todo na vida das pessoas

Há quase dois meses à frente da direção geral da rádio Itatiaia Vale do Aço, Felipe Martins Costa (33) conversou com a reportagem do jornal O Informante sobre os desafios, as oportunidades e o contexto atual da rádio AM que precisará mudar de frequência.

Diante de tal necessidade questionamentos rondam o futuro das AMs em todo país, tais como: Como acontecerá essa migração? Haverá adaptação a linguagem da nova frequência? Essa migração será apenas de sintonia, mantendo as características da radio AM? O diretor da Itatiaia Vale do Aço elucida essas dúvidas.

 

Ascensão 

Para Felipe Martins esse é um dos períodos mais desafiantes para rádio AM. Ele ingressou na Itatiaia Vale do Aço em 2001 através de um convite de Leandro Carneiro. Começou como agente publicitário e trabalhou em quase todos os setores, como produção, locução, promoções, reportagens de campo e jornadas esportivas. “Houve uma explosão de oportunidades aqui dentro e vivi a rádio de forma intensa. Fiquei apaixonado desde então, é um casamento eterno na minha vida”, resumiu.

 

Público

Nas últimas duas décadas houve uma revolução na comunicação com o boom da internet e das redes sociais.

A velocidade da divulgação das informações, antes uma características quase exclusiva da rádio AM e de alguns programas de televisão, criou um novo modelo de concorrência através dos veículos online, as redes sociais e o próprio público que se transformou em gerador e produtor de conteúdo, deixando de ser apenas receptor da notícia.

Todos os veículos de comunicação tradicional, como rádio, televisão, jornais e revistas enfrentam essa mudança de paradigmas. De acordo com Felipe Martins, na rádio o maior desafio é a renovação dos ouvintes frente às novas demandas.

“A radio tem a grande batalha de se reinserir o tempo todo na vida das pessoas. Ele tem seu próprio instrumento pra isso, com uma comunicação direta e ágil. Hoje recebemos áudios, vídeos, tudo do ouvinte. Por incrível que pareça, criou uma aproximação maior, mas vejo que o rádio precisa se conectar ainda mais com o público”, afirmou.

O rádio tem a particularidade de dialogar com o lúdico, pois cria imagens onde apenas tem som. “O radio é singular. Constrói imagem sem ter imagem, tem fonte concreta e a notícia tem respaldo”, diz Felipe lembrando a importância da informação com credibilidade em época de muitos boatos e inverdades nas redes sociais.

 

FM

O grande dilema que a rádio AM terá de enfrentar é a migração para a frequencia FM. Certamente exigirá habilidade para não perder os atuais ouvintes e destreza para angariar novos, principalmente o publico já cativo da FM. “O governo federal já avisou que nós vamos ter uma migração para o FM em função das novas tecnologias e das antenas de recepção, é um privilégio que teremos. Muita gente vem aqui na Itatiaia e pergunta: ‘Fiquei sabendo que vocês vão migrar, mas e aí, vai acabar? ’Eu falo: ‘Não, mudaremos de sintonia, mas vamos levar toda programação. O nosso jeito Itatiaia de ser será o mesmo”, esclarece Felipe. No dia 24 de março foi assinado a autorização de mudança de frequência da Itatiaia Vale do Aço para FM.

 

Mercado

Em meio a crise econômica nacional e regional, Felipe Martins ainda tem o desafio de manter a Itatiaia Vale do Aço rentável. “Acredito ser esse um dos principais motivos para eu estar na direção. A captação de recursos faz a empresa sobreviver. Vamos renovar e estamos antenados com as mídias sociais. Vamos fazer a Itatiaia Vale do Aço viver um novo patamar de crescimento sustentável”.

 

Legado

O presidente da Radio Itatiaia Belo Horizonte Emanuel Carneiro foi apontado como a grande referencia para Felipe Martins.  “Ele fez um contato comigo desejando toda felicidade nessa nova jornada, é um orgulho grande porque sou cria dele. Ele é o profissional mais apaixonado por comunicação que conheço”.

Para Felipe é exatamente esse o legado que pretende deixar: “O entusiasmo, a fé, a convicção, superação e o amor pelo trabalho, além de deixar a Itatiaia Vale do Aço na frequência FM,” concluiu.