Teve início neste mês uma nova fase do Projeto Contos Locais. Trata-se das pesquisas de campo que estão sendo feitas pelos estudantes da rede pública das cidades que participam do projeto – Ferros, Santa Maria de Itabira e São Domingos do Prata, sob a orientação de educadores e apoio das famílias dos estudantes.
Essa etapa foi iniciada após os alunos participarem de oficinas literárias ministradas por professores que foram capacitados por meio da oficina A arte de cantar e contar histórias, com Bia Bedran, compositora, cantora, atriz e educadora musical.
Durante a oficina com os alunos, professores contaram histórias de Bia Bedran, reproduzindo sua performance e trajando roupas típicas dos personagens citados nos contos da compositora. Na ocasião, o proponente e produtor do Projeto, Éderson Caldas realizou leitura de contos das edições passadas do Projeto, juntamente com o escritor Cristiano Lopes.
Os estudantes também entrevistaram antigos moradores das cidades, “um exercício preparatório para a busca dos contos sobre os municípios que serão retratados nos Contos Locais”, conforme explica Cristiano Lopes.
Dentre as atividades realizadas durante a oficina literária, estiveram a leitura dramática de contos populares, além de números artísticos, como dança e interpretação de músicas do folclore brasileiro pelos estudantes. Foi realizada também a apresentação de um quadro de o Auto da Compadecida, adaptado pelo produtor dos Contos Locais e ator, Éderson Caldas.
As performances tiveram como objetivo o estímulo à diversificação da manifestação cultural e interpretação de relatos. Os alunos encenaram trechos de algumas obras de teatro, privilegiando clássicos da literatura infantil, como por exemplo, O Patinho Feio, que rendeu debates entre os participantes da oficina de São Domingos do Prata. A história colocou em pauta críticas sobre as mais diversas formas de discriminação.
Segundo a professora da rede municipal de ensino, que também trabalha na Secretaria Municipal de Educação de São Domingos do Prata, Dulcinéia Márcia de Castro Cotta, os alunos estão empolgados com os Contos Locais. “Durante as atividades de pesquisa, eles têm envolvido os pais, a família, para ouvir as histórias da cidade”, conta a educadora.
De acordo com Cristiano Lopes, as pesquisas devem ser realizadas até o mês de julho, quando as histórias serão selecionadas e transformadas por ele em contos que vão compor a nova trilogia de livros do projeto, que conta com o patrocínio da Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.