Editorial – Marliéria e Jaguaraçu se preparam para oportunidades históricas que estão por vir

Marliéria avança em várias frentes. No imobiliário, somente  um novo loteamento no distrito em Cava Grande contempla 520 lotes
Expansão industrial, urbana, comercial e de turismo no radar de Marliéria
17 de dezembro de 2022
Campanha fará doações para pessoas de todas as idades em situação de vulnerabilidade social e é possível colaborar via PIX  
Vale do Aço participa da campanha Natal Solidário do Sistema Fecomércio 
20 de dezembro de 2022

Editorial – Marliéria e Jaguaraçu se preparam para oportunidades históricas que estão por vir

De acordo com o editor do jornal O Informante, Márcio de Paula, Marliéria e Jaguaraçu vivem a melhor oportunidade de crescimento, desde suas respectivas emancipações politicas, há 69 anos. Foto: Elvira Nascimento.

De acordo com o editor do jornal O Informante, Márcio de Paula, Marliéria e Jaguaraçu vivem a melhor oportunidade de crescimento, desde suas respectivas emancipações politicas, há 69 anos. Foto: Elvira Nascimento.

Por Márcio de Paula –

Marliéria e Jaguaraçu celebraram aniversários no dia 12 de dezembro e têm muito a comemorar. Os dois municípios têm características semelhantes. As respectivas sedes têm clima de montanha, com população hospitaleira e turismo que passam pelas festas religiosas, culturais, passeios rurais, hospedagens em pousadas e belezas naturais. Há ainda o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) com sede em Marliéria.

Eles vivem a expectativa de grande expansão econômica, e se preparam para o que está por vir, sobretudo, a partir dos distritos de Cava Grande em Marliéria e Lavrinha em Jaguaraçu.

As duas cidades são cortadas por vias que passam por importantes investimentos. A BR 381 em duplicação que passa por de Jaguaraçu, e a LMG 760 que começa em Cava Grande e liga o Vale do Aço a Zona da Mata. A duplicação e a pavimentação serão responsáveis por atrair investimentos em todo Vale do Aço, pois proporcionará avanço logístico, principal gargalo econômico da região.

De acordo com o prefeito de Jaguaraçu Márcio Lima, há projetos para instalação de um distrito industrial às margens da BR 381, o que facilitaria o escoamento da produção. Algumas empresas já estão instaladas próximo a BR como por exemplo, o Frigorífico Paladar, empresa em franco crescimento, que gera considerável número de empregos diretos e indiretos.

Marliéria tem o objetivo de instalar um distrito industrial privado em Cava Grande, aproveitando a possibilidade de escoamento da produção através da LMG 760, e consequentemente, pela BR 262. Também haverá outra opção, passando pela alça de acesso que ligará a BR 381. O projeto da obra, enfim está em processo de licitação.

O empresário Luciano Araújo, um dos sócios da empresa GPM Empreendimento, destacou haver o perfil das empresas que pretende atrair para o distrito industrial de Cava Grande, que são as não poluidoras.

O turismo também será um importante incremento econômico nos dois municípios. O anúncio do Estado de um robusto investimento no Parque Estadual do Rio Doce, certamente vai abrir um leque de possibilidades. Há ainda a Estrada Parque Dom Elvécio, que ligará o Perd à sede de Marliéria, passando pelo Pico do Jacroá, importante ponto turístico da cidade.
Os municípios se preparam para fomentar o turismo com investimentos capacitação através do Arranjo Produtivo Local(APL), cursos promovidos pelo Senar via Fundação Aperam Acesita, cursos do Sebrae e adesão aos Circuitos, como o Mata Atlântica.

No setor imobiliário, Jaguaraçu e Marliéria passam por investimentos, e a expectativa é de um verdadeiro boom imobiliário, sobretudo, próximo a LMG 760. O próximo loteamento a ser lançado na região conta com 520 lotes, o que vai possibilitar crescimento em vários setores, incluindo o comércio e prestação de serviços.

O momento é estratégico para Jaguaraçu e Marliéria, cidades coirmãs, prepararem o terreno para o que está por vir, incluindo a elaboração do Plano Diretor. Tanto o prefeito de Marliéria, Hamilton Lima, como o de Jaguaraçu Márcio Lima, se movimentam nesse sentido. Desde a emancipação política há 69 anos, não havia um cenário tão favorável ao desenvolvimento das duas cidades.