Expansão industrial, urbana, comercial e de turismo no radar de Marliéria

Jaguaraçu release)
Jaguaraçu comemora 69 anos com grande programação
9 de dezembro de 2022
De acordo com o editor do jornal O Informante, Márcio de Paula, Marliéria e Jaguaraçu vivem a melhor oportunidade de crescimento, desde suas respectivas emancipações politicas, há 69 anos. Foto: Elvira Nascimento.
Editorial – Marliéria e Jaguaraçu se preparam para oportunidades históricas que estão por vir
17 de dezembro de 2022

Expansão industrial, urbana, comercial e de turismo no radar de Marliéria

Marliéria avança em várias frentes. No imobiliário, somente  um novo loteamento no distrito em Cava Grande contempla 520 lotes

Marliéria avança em várias frentes. No imobiliário, somente um novo loteamento no distrito em Cava Grande contempla 520 lotes

Por Márcio de Paula – 

Emancipada politicamente dia 12 de dezembro de 1953, Marliéria vive expectativa do seu maior ciclo de crescimento econômico, com avanços nas áreas urbana, industrial, comercial e turística, em função de alguns fatores, entre eles: o robusto investimento que a empresa GPM faz no distrito de Cava Grande com lançamentos de loteamentos, condomínios e um futuro distrito industrial; a pavimentação da LMG 760; a futura alça de acesso que ligará Cava Grande à BR 381; os investimentos já anunciados no Parque Estadual do Rio Doce (PERD); a pavimentação da Estrada Parque; e investimentos na sede visando o fomento ao turismo.

A reportagem do jornal O Informante conversou com o prefeito Hamilton Lima, que fez um balanço sobre algumas ações no último ano. “Avançamos na saúde, melhoramos as estruturas dos postos, ofertamos mais consultas, exames e cirurgias, e renovamos a frota. Na educação trabalhamos com reformas e ampliações, instalação de ar condicionado nas escolas e energia fotovoltaica,” enumerou. O prefeito ainda destacou pavimentação de ruas, ampliação e tratamento de água na sede e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em Cava Grande, além de recapeamento das estradas rurais. “Nas assistência social estamos com projetos de judô, capoeira, oficina de artesanato, aulas de músicas, entre outros,”enumera .
Para 2023, Hamilton Lima cravou: “Ano que vem vamos reconstruir a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo (UTC) já em processo de licitação, e começaremos as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Cava Grande.

O prefeito de Marliéria, Hamilton Lima, comenta sobre o momento estratégico do município

O prefeito de Marliéria, Hamilton Lima, comenta sobre o momento estratégico do município

 

Oportunidades
O avanço das obras de pavimentação da LMG 760 e uma futura alça de acesso, onde o projeto ja foi licitado, será um diferencial para o Vale do Aço e também Cava Grande. O empresário Luciano Araujo, um dos proprietários da GMP Empreendimentos, que comprou da Aperam em 2011 um grande terreno na região, destaca o lançando de loteamentos, condomínios e a futura instalação de um distrito industrial. “Nossa ideia é ter uma área para atração de empresas não poluidoras. Então será uma área empresarial, e paralelamente, teremos condomínio fechado, já lançado com quadra de tênis, campo de futebol, piscina e sede social. A ideia também é ter um loteamento para os funcionários dessas empresas e quem mais quiser morar lá,” diz o empresário.

O setor imobiliário já movimenta Cava Grande, como destaca o prefeito. “Temos hoje em andamento um loteamento de 520 lotes, da empresa GPM. Ainda tem um outro que poderá ser lançado futuramente de 280 lotes, só ai já são 800. A expectativa é muito boa”, ratifica Hamilton.

Ricardo Leão investe em Cava Grande à mais de uma década. Lá construiu sua casa e um empreendimento, o Auto Posto Leão. “Sempre acreditamos no potencial do lugar, o atraso na pavimentação da MG 760 prejudicou, mas agora as coisas estão andando, e Cava Grande tem muito a crescer”, enfatiza o empresário.

 

Turismo
No setor de turismo o prefeito aponta alguns realizações: “Promovemos educação ambiental, blitz educativa, projeto do cicloturismo e o Arranjo Produtivo Local (APL), um projeto em parceria com a Fundação Renova, que visa capacitação dos comerciantes e artesãos. Ainda temos a Feira Arte e Sabor que acontece duas vezes por mês, uma na sede e outra em Cava Grande. Junto a feira inserimos eventos, como o Encontro de Ciclista, Encontro dos Trilheiros do motocross, Encontro de Cavalheiros, dentro outros”, lembrou Hamilton.

A pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, que liga o PERD à sede de Marliéria, e passa ao lado do Pico do Jacroá, também será um importante vetor de fomento. “O PERD vai receber investimentos na infraestrutura, então precisamos atrair investidores e mostrar as oportunidades”, diz o prefeito.

O empresário Erley Vieira Pinto, conhecido como Lelé, aposta no crescimento do turismo em Marliéria e investe em três empreendimentos na sede: uma pousada já em funcionamento com restaurante aberto ao público; outra pousada em reforma, no antigo Casarão, e contará com scoth bar e restaurante de alto padrão, e tem previsão de inauguração no início do próximo ano; além de um hotel em construção na praça principal. “Fui criado aqui e saí com 16 anos. Sigo a tradição da família, que é o acolhimento mineiro no setor de hospedagem. Em Salvador temos uma pousada na Praia do Flamengo que já opera a quase 10 anos”, lembra Lelé.

O prefeito também realçou o retorno da Cavalgada no próximo ano. “Vamos fazer uma experiência com duas cavalgadas, uma próxima ao 1º de maio em Cava Grande junto a Festa do Trabalhador, e outra próximo ao 7 de setembro na sede. Depois, vamos avaliar se fica melhor essas duas pequenas ou uma cavalgada maior aqui na sede”, finaliza Hamilton.