Por Márcio de Paula –
Marliéria e Jaguaraçu celebraram aniversários no dia 12 de dezembro e têm muito a comemorar. Os dois municípios têm características semelhantes. As respectivas sedes têm clima de montanha, com população hospitaleira e turismo que passam pelas festas religiosas, culturais, passeios rurais, hospedagens em pousadas e belezas naturais. Há ainda o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) com sede em Marliéria.
Eles vivem a expectativa de grande expansão econômica, e se preparam para o que está por vir, sobretudo, a partir dos distritos de Cava Grande em Marliéria e Lavrinha em Jaguaraçu.
As duas cidades são cortadas por vias que passam por importantes investimentos. A BR 381 em duplicação que passa por de Jaguaraçu, e a LMG 760 que começa em Cava Grande e liga o Vale do Aço a Zona da Mata. A duplicação e a pavimentação serão responsáveis por atrair investimentos em todo Vale do Aço, pois proporcionará avanço logístico, principal gargalo econômico da região.
De acordo com o prefeito de Jaguaraçu Márcio Lima, há projetos para instalação de um distrito industrial às margens da BR 381, o que facilitaria o escoamento da produção. Algumas empresas já estão instaladas próximo a BR como por exemplo, o Frigorífico Paladar, empresa em franco crescimento, que gera considerável número de empregos diretos e indiretos.
Marliéria tem o objetivo de instalar um distrito industrial privado em Cava Grande, aproveitando a possibilidade de escoamento da produção através da LMG 760, e consequentemente, pela BR 262. Também haverá outra opção, passando pela alça de acesso que ligará a BR 381. O projeto da obra, enfim está em processo de licitação.
O empresário Luciano Araújo, um dos sócios da empresa GPM Empreendimento, destacou haver o perfil das empresas que pretende atrair para o distrito industrial de Cava Grande, que são as não poluidoras.
O turismo também será um importante incremento econômico nos dois municípios. O anúncio do Estado de um robusto investimento no Parque Estadual do Rio Doce, certamente vai abrir um leque de possibilidades. Há ainda a Estrada Parque Dom Elvécio, que ligará o Perd à sede de Marliéria, passando pelo Pico do Jacroá, importante ponto turístico da cidade.
Os municípios se preparam para fomentar o turismo com investimentos capacitação através do Arranjo Produtivo Local(APL), cursos promovidos pelo Senar via Fundação Aperam Acesita, cursos do Sebrae e adesão aos Circuitos, como o Mata Atlântica.
No setor imobiliário, Jaguaraçu e Marliéria passam por investimentos, e a expectativa é de um verdadeiro boom imobiliário, sobretudo, próximo a LMG 760. O próximo loteamento a ser lançado na região conta com 520 lotes, o que vai possibilitar crescimento em vários setores, incluindo o comércio e prestação de serviços.
O momento é estratégico para Jaguaraçu e Marliéria, cidades coirmãs, prepararem o terreno para o que está por vir, incluindo a elaboração do Plano Diretor. Tanto o prefeito de Marliéria, Hamilton Lima, como o de Jaguaraçu Márcio Lima, se movimentam nesse sentido. Desde a emancipação política há 69 anos, não havia um cenário tão favorável ao desenvolvimento das duas cidades.