Começa negociação que pauta reajuste salarial para comerciantes do Vale do Aço

Usipa investe no esporte regional
Projeto da Usipa é aprovado como um dos melhores pela Confederação Brasileira de Atletismo
12 de agosto de 2021
Aperam-inaugura-projeto-esportivo-nas-escolas
Fundação Aperam Acesita inaugura projeto esportivo nas escolas públicas de Timóteo
12 de agosto de 2021

Começa negociação que pauta reajuste salarial para comerciantes do Vale do Aço

Classe Comerciária da região se reúne buscando reajuste salarial e outros benefícios

Classe Comerciária da região se reúne buscando reajuste salarial e outros benefícios

Na manhã desta quinta-feira, 12/08, os representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (SECI) entregaram ao Sindcomércio Vale do Aço a Pauta de Reivindicações 2021. Esse documento marca o início das negociações de salário e benefícios para a categoria comerciária.

A pauta é composta por 74 reivindicações, dentre itens econômicos e sociais, que foram propostos em assembleia com a categoria realizada no dia 15/07/21. Conforme informações do SECI, grande parte das reivindicações propõe pequenas correções e as que representam maiores avanços são possíveis de serem atendidas. “Acreditamos que aqueles que defendem o desenvolvimento do comércio precisam, sobretudo, de valorizar o trabalho do comerciário, que são eles os responsáveis por produzir a riqueza. Trabalhador valorizado produz mais e pagar salários e benefícios melhores não é gasto, é investimento”, destaca o Coordenador Geral do SECI, Claudio Marconi.

Dentre as reivindicações que compõem a pauta, a categoria reivindica salário comercial de R$1.500, reajuste de 15% para os salários maiores e outras cláusulas econômicas, plano de saúde gratuito, vale alimentação de 20% do piso salarial, abono, ampliação das ausências legais para cinco dias em caso de falecimento e estabilidade ao empregado que retornar do afastamento do INSS por doença comum.  A Pauta de Reivindicações na íntegra pode ser visualizada no site www.seci.com.br .

Segundo o SECI, a partir da entrega desse documento, os sindicatos agendam a primeira reunião de negociação. Assim que chegarem a um acordo, as normas negociadas passam a compor a Convenção Coletiva de Trabalho no Comércio 2021-2023, que tem validade a partir de 1° de outubro,  data-base da categoria.