Fundação Aperam Acesita inaugura projeto esportivo nas escolas públicas de Timóteo

Classe Comerciária da região se reúne buscando reajuste salarial e outros benefícios
Começa negociação que pauta reajuste salarial para comerciantes do Vale do Aço
12 de agosto de 2021
TSE analisa mudanças para o próximo pleito eleitoral, em 2022
TSE anuncia mudanças para fortalecer sistema eletrônico das eleições
12 de agosto de 2021

Fundação Aperam Acesita inaugura projeto esportivo nas escolas públicas de Timóteo

Projeto Atletas Cidadãos abarca alunos das escolas públicas do município

Projeto Atletas Cidadãos abarca alunos das escolas públicas do município

A Fundação Aperam Acesita inaugurou nesta semana o projeto Atletas Cidadãos. A iniciativa é viabilizada com recursos captados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, via Edital Fundos da Infância e Adolescência – FIA 2019 do Itaú Social.

A primeira cerimônia de abertura, foi realizada na Escola Municipal do Limoeiro, e marcou o Dia do Estudante celebrado na última quarta-feira (11), e contou com a presença do presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino; do vice-prefeito e secretário de educação de Timóteo, José Vespasiano; da subsecretária da Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, Márcia Lessa, da Diretora da Escola Municipal do Limoeiro, Sandra Terezinha, e da representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Martins.

A sala onde acontecerão as atividades do Atletas Cidadãos é equipada com minicomputadores, gabinete de carregamento móvel e fones de ouvido, para uso dos alunos, e com um notebook para o professor. Os equipamentos são conectados a uma plataforma por meio da qual serão trabalhadas questões de Língua Portuguesa e Matemática. Inovador, o espaço digital transforma de modo positivo o processo de aprendizagem dos alunos e torna mais ágil a sua evolução, segundo observa o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

“Por meio desse projeto marcado pela tecnologia, otimizamos os processos de aprendizagem em sala de aula dando mais dinamicidade às aulas, cumprindo com o objetivo dessa iniciativa. O sistema de ensino precisou ser adaptado para uma nova realidade em função da pandemia, mas acreditamos muito na forma como foi redesenhado. Assim, a Aperam reafirma sua crença no potencial transformador da sociedade por meio da educação. O Atletas Cidadãos potencializa essa nossa convicção”, destaca Venilson Vitorino.

A implantação da plataforma educacional, ainda segundo o presidente, amplia as práticas pedagógicas, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Matrizes de Referência da Prova Brasil/SAEB. “Por meio de jogos educacionais e games, a ministração de aulas dinâmicas e interativas rendem bons resultados, ganhos importantes para a educação.

Nesta quinta-feira (12) o Atletas Cidadãos chegou ao Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo – IMETT. O projeto irá atender nas duas escolas 600 adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos, totalizando 24 turmas.

Para a diretora da Escola Municipal do Limoeiro, Sandra Terezinha, a iniciativa é um sonho da comunidade escolar realizado em momento muito oportuno, que exige criatividade para a reinvenção do sistema educacional. “Pra gente, é uma honra poder receber o Atletas Cidadãos. Temos trabalhado arduamente para continuar prestando um serviço de excelência aos nossos alunos. Após um ano e meio de pandemia, poder receber novamente os alunos em sala de aula tem sido um desafio árduo, mas seguimos convictos de que o projeto irá agregar ao processo educacional dos nossos adolescentes”, relata.

O vice-prefeito de Timóteo e Secretário de Educação do município, José Vespasiano, destacou a parceria duradoura entre a Fundação Aperam Acesita e a Prefeitura. “A gente sabe o tanto que é importante esse elo da Fundação com a comunidade escolar. Para nós, é um privilégio poder contar com esse projeto, num momento tão desafiador. Ele nos apoiará dando suporte à manutenção da qualidade da educação”, finaliza.

Multiplicando saberes

A Fundação Aperam Acesita ainda mantém outros projetos voltados à educação. De forma on-line será realizado a partir da próxima semana o Circuito Educacional. A iniciativa tem como intuito capacitar educadores do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, por meio de encontros on-line, para discussão de pautas que integram o dia a dia da comunidade escolar. Serão trabalhadas as temáticas: Inteligência Emocional, Metodologias Ativas, Planejamento e Avaliação.

Futuro do Trabalho

Ainda nesta semana será iniciado em parceria com a Junior Achievement – MG (JA – MG), o programa Futuro do Trabalho. A iniciativa tem como objetivo contemplar jovens meninas ou que se identificam com o gênero, que têm interesse em conhecer possibilidades de projetar sua carreira dentro das novas perspectivas do mercado.

O Futuro do Trabalho é um programa de aprendizagem prática, 100% online, para que jovens conheçam as carreiras de alto crescimento, desenvolvam habilidades socioemocionais e definam suas preferências ao escolher uma carreira.