Prefeitura de Timóteo promove seminário para definir projeto de desenvolvimento

Os encontros são oportunidades para análise e sugestões de melhorias para os serviços prestados pela Fundação São Francisco Xavier
Hospital Márcio Cunha inicia novo ciclo de Conselho de Clientes
10 de maio de 2021
"Uma enfermagem para liderar: o protagonismo na área da saúde" é tema de campanha da FSFX
FSFX e FESFX celebram a Semana da Enfermagem
12 de maio de 2021

Prefeitura de Timóteo promove seminário para definir projeto de desenvolvimento

O objetivo foi dar início à  estruturação de políticas públicas para a retomada do desenvolvimento

O objetivo foi dar início à estruturação de políticas públicas para a retomada do desenvolvimento

Interface estratégica visando o desenvolvimento econômico e social de Timóteo” foi tema de um seminário promovido no último sábado, dia 8 de maio, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo com a finalidade de dar início à organização e estruturação de políticas públicas para a retomada do desenvolvimento no município.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hiler Felix, a iniciativa é parte do esforço da atual gestão do Município em definir estratégias e ações para tornar o ambiente de negócios mais atraente em Timóteo. Como parte desse processo de discussões está uma área de cerca de 50 hectares no Bairro Macuco, que será utilizada para a implantação de um Novo Núcleo Empresarial da cidade, além da revitalização e regularização dos dois distritos industriais existentes.

A abertura do Seminário de Planejamento Estratégico Situacional (PES) ficou a cargo do prefeito Douglas Willkys que destacou a necessidade de intensificar as ações na área econômica já pensando na retomada da economia no período de pós-pandemia. Dentro dessa primeira etapa de planejamento foram debatidas as ações de curto, médio e longo prazo e, num momento posterior, será definido um plano de desenvolvimento integrado para os próximos 20 anos.

Coordenado pelo administrador e consultor Marcelo Ricardo Afonso da Silva, o seminário contou com palestras e dinâmicas de grupo para definir o plano de ação que, dentre outros assuntos, abordou a identificação dos principais desafios a serem enfrentados no processo de formulação e implementação do plano estratégico; e o estabelecimento de metas e prazos para alcançar os objetivos dentro de um novo ciclo desenvolvimentista para a cidade.

Dentre os temas abordados em palestras destacam-se “O aspectos ambientais x desenvolvimento local”, pelo engenheiro ambiental Elmo Nunes; e “Distritos Industriais: Cases de Sucesso & Legislação”, pelo consultor em desenvolvimento econômico, Adair Marques. O empresário, ex-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço e atual vice-presidente da FIEMG estadual, Luciano José Araújo, também fez uma palestra sobre o tema “Que Timóteo Queremos para o Futuro”. Luciano fez ponderações importantes sobre o impacto que algumas obras terão na economia timoteense. Entre essas intervenções, ele mencionou a duplicação da BR-381; a retomada das obras de pavimentação de MG-760 e da Estrada Parque Dom Helvécio; e os investimento de mais de R$ 90 milhões na infraestrutura do Parque Estadual do Rio Doce.

Para Luciano Araújo é importante pensar o desenvolvimento de Timóteo dentro do contexto regional, levando em conta o adensamento da cadeia produtiva para atrair novos investimentos. Ele lembra que o setor metalomecânico tem um papel importante nesse contexto. “Acho válido esse fórum que a Administração de Timóteo está promovendo e nessa perspectiva a gente tem que pensar como podemos nos inserir na atração de novos investimentos para o Vale do Aço. Como atrair, por exemplo, empresas de tecnologia para cá e com isso gerar valor agregado, o que daria uma nova dinâmica para cidade”, ponderou.

O seminário estratégico e situacional contou também com a participação de representantes da Associação Comercial e Empresarial (ACE), da Fundação Aperam Acesita e  do CEFET-MG, campus Timóteo. Para Heine Stuart Quintão, presidente ACE e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Timóteo, a disposição da Prefeitura em debater e planejar o desenvolvimento é fundamental e deve envolver a todos os setores econômicos da cidade. “É essencial para o município essa preparação para a retomada do desenvolvimento com geração de emprego e renda”, citou o representante da ACE.