FSFX e FESFX celebram a Semana da Enfermagem

O objetivo foi dar início à  estruturação de políticas públicas para a retomada do desenvolvimento
Prefeitura de Timóteo promove seminário para definir projeto de desenvolvimento
10 de maio de 2021
Mais de 215 mil microempreendedores se formalizaram em Minas Gerais entre março de 2020 e abril deste ano - Foto: Sebrae
60% dos MEI formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade
12 de maio de 2021

FSFX e FESFX celebram a Semana da Enfermagem

"Uma enfermagem para liderar: o protagonismo na área da saúde" é tema de campanha da FSFX

"Uma enfermagem para liderar: o protagonismo na área da saúde" é tema de campanha da FSFX

Em época de umas maiores crises sanitárias decorrentes da pandemia do coronavírus, o profissional da enfermagem tem assumido o protagonismo no cuidado e proteção à saúde da população mundial e vivido momentos desafiadores. Para reforçar a importância desses profissionais, entre os dias 12 a 20 de maio, em todos os hospitais administrados pela Fundação São Francisco Xavier – FSFX: em Minas Gerais, o Hospital Márcio Cunha – unidades 1 e 2, em Ipatinga, Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo, o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira e, na baixada santista, em São Paulo, o Hospital de Cubatão, é celebrada a Semana da Enfermagem.

Tradicionalmente, a promoção da Semana acontece em comemoração ao Dia do Enfermeiro (12 de maio) e Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio). O tema desta edição na FSFX é “Uma enfermagem para liderar: o protagonismo na área da saúde”. A programação conta com o apoio da Fundação Educacional São Francisco Xavier – FESFX.

O Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Mauro Oscar Soares de Souza Lima destaca a importância da valorização e reconhecimento desses profissionais. “Em um momento tão desafiador e, ao mesmo tempo tão importante para a saúde mundial, entendemos que é preciso valorizar e reconhecer cada vez mais os nossos profissionais de enfermagem, que acordam todos os dias com a difícil e recompensadora missão de cuidar. Nós da Fundação São Francisco Xavier, temos orgulho dos nossos profissionais tão dedicados e apaixonados pelo que fazem”, disse.

Para celebrar, além de ações internas, foram produzidos uma série de vídeos que abordam os assuntos: valorização dos profissionais da enfermagem, saúde mental dos profissionais frente ao cenário da pandemia, aspectos comportamentais e o novo processo de liderar na enfermagem. Os vídeos serão divulgados durante a semana em todas as redes sociais da FSFX e FESX. Além desta ação, será feito um episódio exclusivo de podcast sobre o tema e haverá um almoço e jantar especial para as equipes dos hospitais.

Para a enfermeira da Fundação São Francisco Xavier, Luciana Rodrigues Santos Coutto, ser enfermeira é trabalhar com amor na arte de cuidar. “Nos últimos meses já li e ouvi vários adjetivos que perdi a conta: anjos, coração de ouro, ombro amigo… Somos aqueles que fazem além da técnica, pois fazemos com amor.  A saúde e a recuperação do próximo sanam as nossas dores. O brilho no olhar e um sorriso sincero valem muito. Motivamos sem motivo, confiantes no amanhã. Somos enfermeiros com muito orgulho”.