Prefeitura de Ipatinga autua Copasa por crime ambiental no Vila Celeste

Investimentos privados garantirão melhor acesso dos mineiros à energia elétrica
Minas Gerais receberá R$ 930 milhões em linhas de transmissão
20 de dezembro de 2019
636712452451046619 (1)
Deputados argentinos aprovam pacote de emergência para superar crise
20 de dezembro de 2019

Prefeitura de Ipatinga autua Copasa por crime ambiental no Vila Celeste

Os moradores foram surpreendidos logo cedo com uma grande quantidade de peixes mortos no leito do Córrego Forquilha

Os moradores foram surpreendidos logo cedo com uma grande quantidade de peixes mortos no leito do Córrego Forquilha

Um crime ambiental registrado na manhã desta quinta-feira (19/12) na região do bairro Forquilha causou indignação na população local. Os moradores foram surpreendidos logo cedo com uma grande quantidade de peixes mortos no leito do Córrego Forquilha, e acionaram a prefeitura de Ipatinga, por meio do Departamento de Meio Ambiente. Imediatamente, fiscais do Departamento de Meio Ambiente da PMI foram enviados ao local para averiguar as causas do desastre ambiental, notadamente no trecho do Córrego próximo às ruas Canarinho e Antônio Boaventura Batista, no bairro Vila Celeste.

De acordo com os fiscais, após as devidas inspeções in loco, foi constatada que a morte dos peixes ocorreu devido ao transbordamento de esgoto da Copasa no leito do Córrego Forquilha. O fato provocou o lançamento de grande quantidade de esgoto no Córrego, conferindo ao mesmo características em desacordo com as normas da legislação vigente, bem como provocando a mortandade de centenas de peixes.

Diante da constatação dos fiscais, a prefeitura autuou a Copasa pela pratica de infrações gravíssimas, previstas no Decreto 3.790/97, que regulamenta a Lei Municipal 1.475/96. A Administração municipal esclarece que pelas infrações a Copasa será ainda multada em valor que pode chegar a R$114 mil, valor máximo previsto em lei.

O Departamento de Energia e Saneamento da Prefeitura de Ipatinga ainda notificou a concessionária para que restabeleça em até 24h o fluxo normal da rede coletora de esgoto e ainda promova a limpeza do curso d’água. Estima-se que o transbordamento da rede de esgoto tenha atingido os últimos 500 metros do Córrego Forquilha até o ponto em que ele deságua no Ribeirão Ipanema.