Deputados argentinos aprovam pacote de emergência para superar crise

Os moradores foram surpreendidos logo cedo com uma grande quantidade de peixes mortos no leito do Córrego Forquilha
Prefeitura de Ipatinga autua Copasa por crime ambiental no Vila Celeste
20 de dezembro de 2019
Operações da Polícia Rodoviária Federal (Divulgação/PRF)
PRF começa operação Rodovida nas estradas do país
20 de dezembro de 2019

Deputados argentinos aprovam pacote de emergência para superar crise

636712452451046619 (1)

Após mais de 15 horas de debate, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na madrugada de hoje (20/12), por 134 votos a favor e 110 contra, um pacote de medidas de emergência válido até o dia 31 de dezembro de 2020. Foi a primeira vitória do presidente da República Alberto Fernández, dez dias após a posse. O projeto de lei Solidariedade Social e Reativação Produtiva, enviado pelo governo ao Congresso, tem como objetivo declarar emergências econômica, social e sanitária do país.

Entre os principais pontos do projeto estão um imposto de 30% para gastos no exterior, além de um limite de compra de 200 dólares por mês, medidas que afetam principalmente a classe média. Além disso, o projeto aumenta diversos impostos, o que permitiria uma arrecadação equivalente a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para os aposentados, é prevista a suspensão por 180 dias dos aumentos previstos no governo anterior. O pacote contempla ainda uma moratória para as dívidas das pequenas e médias empresas e o congelamento das tarifas de luz e gás por um prazo máximo de 180 dias.

Se aprovado no Senado, o projeto concederá, ainda, diversos designações excepcionais ao Poder Executivo. Desta forma, o governo poderá executar, por um ano, medidas tributárias, previdenciárias, financeiras, administrativas, sociais e de saúde, sem necessidade de aprovação pelo Congresso.

O projeto de lei será encaminhado para o Senado e será votado em sessão presidida pela vice-presidente, Cristina Kirchner.

Agência Brasil