Prefeitura de Timóteo treina brigada contra incêndios florestais

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Dólar volta a subir e fecha no maior valor em três meses
23 de agosto de 2019
Adriane e Simone processo eletivo Estagiairio
Prefeitura de Timóteo promove novo processo seletivo para estagiários
23 de agosto de 2019

Prefeitura de Timóteo treina brigada contra incêndios florestais

Treinamento combate incêndio

Treinamento combate incêndio

Com a finalidade de atender ao Plano Municipal de Combate a Incêndios foi realizado na manhã na quinta-feira (22) mais um treinamento voltado para servidores da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação da Prefeitura de Timóteo.

O treinamento é uma iniciativa conjunta das Secretarias Municipais de Obras e de Planejamento por meio das subsecretarias de Serviços Urbanos, Defesa Civil e de Meio Ambiente. O treinamento foi ministrado pela empresa Combat Fire Brasil e essa etapa foi voltada especificamente para combates a incêndios florestais com a utilização de um caminhão próprio para essa finalidade.

Leone Vitorino, da empresa Combat Fire e responsável pelo treinamento, explica que essa iniciativa (treinamentos de brigadistas) é importante para debelar focos com mais rapidez, qualidade e autonomia, tornando a ação mais eficiente. Na oportunidade os brigadistas voluntários receberam noções sobre os equipamentos utilizados como bicos, mangueiras, uso da água e a prática operacional propriamente dita.

Segundo a subsecretária de Serviços Urbanos, Gabriela de Bem Caliman, cerca de dez brigadistas participaram da atividade desta quinta-feira, incluindo servidores da Secretaria de Obras e pessoas ligadas a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (ASCATI).

Este treinamento compõe uma das etapas do Plano de Combate a incêndios, que já contou com a Campanha Educativa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, atingindo aproximadamente 1.100 abordagens, além da construção de um aceiro de 17 quilômetros realizado no entorno do Parque Estadual do Rio Doce, regional Leste do município de Timóteo/MG.

A brigada de incêndios é um grupo de voluntários treinados e capacitados para atuar na prevenção e combate a princípios e focos de incêndios numa área previamente determinada.