Indústria do aço se reinventa para aumentar consumo per capita no Brasil

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

Credito: Gil Leonardi/Imprensa MG
Governo de Minas Gerais antecipa segunda parcela do salário dos servidores
20 de agosto de 2019
Linhas de transmissão de energia, energia elétrica. Marcello Casal jr/Agência Brasil
Eletrobras registrou aumento de 30% da capacidade instalada do país
21 de agosto de 2019

Indústria do aço se reinventa para aumentar consumo per capita no Brasil

Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, debaterá o tema mais profundamente no painel “Crescimento econômico – drivers de consumo”

Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, debaterá o tema mais profundamente no painel “Crescimento econômico – drivers de consumo”

Aperam South America investe em inovações e tecnologia para manter a competitividade no mercado nacional e global. Assunto será um dos temas no Congresso Aço Brasil, nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília

 

O consumo per capita de aço no Brasil ainda está aquém do potencial que o mercado nacional pode absorver. Comparado a China, com 9 kg per capita de aço inoxidável, o consumo do país ainda é tímido, de cerca de 1,4 kg por habitante. Segundo levantamento do Instituto Aço Brasil, entre janeiro e maio de 2019, as vendas internas de aço cresceram 4,6%, representando 7,4 milhões de toneladas, e o consumo de produtos siderúrgicos foi de 8,4 milhões de toneladas, expansão de 3,6%, quando comparados com o mesmo período de 2018. 

Apesar do crescimento nos primeiros meses de 2019, nos últimos anos o cenário tem sido desafiador para o mercado do aço e as empresas precisam se reinventar para evoluir seus resultados no mercado brasileiro. O tema será abordado mais profundamente no Congresso Aço Brasil, nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília. O presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima, participará do painel “Crescimento econômico – drivers de consumo” e dividirá o palco com José Augusto de Castro, presidente da Associação de comércio Exterior do Brasil (AEB); Magda Chambriard, consultora FVG/Energia; José Carlos Rodrigues Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); e Jefferson de Paula, conselheiro do Aço Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam, que será o moderador. O Ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni será o palestrante do painel.

Para manter a competitividade no mercado brasileiro e global, a Aperam tem buscado constantemente inovar. A empresa reestruturou seus negócios no período de recessão e se adaptou rapidamente, produzindo um mix diferenciado e investindo no mercado de exportação, além de setores como agronegócio, mineração, automotivo, açúcar e álcool, dentre outros. “Para fomentar a competitividade das indústrias nacionais são necessários aportes e, também, mudanças por parte do Governo, a partir da correção das assimetrias competitivas, retomada de setores consumidores intensivos em aço e exportação. Nesse sentido é fundamental que o Governo esteja atento às medidas de defesa comercial. As empresas também precisam cumprir seu papel e investir em inovação e produtos diferenciados, que ofereçam valor agregado ao mercado interno e externo”, explica. 

Lima reforça, ainda, que a Aperam está se preparando para novas dinâmicas e perspectivas de mercado que virão pela frente, a partir das demandas de crescimento do país. “Para isso, investimos fortemente em pesquisa, desenvolvimento e pessoas, com objetivo de oferecer ao mercado produtos com tecnologias inovadoras. Acreditamos que esse seja um dos caminhos para aumentar o crescimento da indústria do aço no Brasil”.