Indústria mineira encerra primeiro semestre com desempenho ruim

Fernando Frazão/Agênica Brasil
Petrobras aprova revisão da política de preços do gás de cozinha
6 de agosto de 2019
comércio ok
Bônus CCQ traz benefícios para os empresários de Timóteo
6 de agosto de 2019

Indústria mineira encerra primeiro semestre com desempenho ruim

FIEMG ok

A pesquisa Indicadores Industriais de Minas Gerais (INDEX) de junho apontou aumento de 9,0% no faturamento real da Indústria Geral (Indústria de Transformação + Indústria Extrativa) em relação a maio. A expansão foi explicada pelo desempenho positivo da Indústria de Transformação. Vale ressaltar, contudo, que o avanço do indicador foi pontual, e não reflete uma retomada da atividade industrial no estado. A Indústria Extrativa, por sua vez, apresentou redução no faturamento.

As horas trabalhadas na produção da Indústria Geral voltaram a cair, após dois meses de elevação, em razão dos decréscimos nos dois segmentos da indústria. O indicador de emprego cresceu timidamente, pela quinta vez seguida, a massa salarial e o rendimento médio real também aumentaram no mês.

Nos primeiros seis meses do ano, os indicadores mostraram que a indústria segue com dificuldades de reação. Apenas o emprego cresceu no período, com ligeiro aumento de 0,2%. Apesar do segundo semestre tradicionalmente ser mais aquecido para o setor, o cenário para a indústria mineira segue desafiador, sobretudo pelas paralisações ocorridas no setor extrativo mineral. Entretanto, medidas de estímulo à economia, como a liberação de saques do FGTS e a redução da taxa de juros, devem incentivar pontualmente o consumo das famílias, o que tende a favorecer a atividade industrial nos próximos meses.

A pesquisa INDEX é realizada pela Gerência de Estudos Econômicos da FIEMG. Pesquisa completa anexada.