Timóteo sedia o 2° Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço

O ministro do MRE, Ernesto Araújo, na cerimônia de diplomação do presidente eleito, Jair Bolsonaro - Foto: Agência Brasil
Araújo diz que Brasil e EUA começam nova etapa nas relações bilaterais
2 de janeiro de 2019
Mesmo com os atrasos e a permanente dívida do Governo do Estado, a FSFX se esforça para manutenção dos atendimentos aos usuários do SUS no Hospital Márcio Cunha
FSFX informações sobre a dívida do Governo do Estado de MG com o HMC
4 de janeiro de 2019

Timóteo sedia o 2° Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço

Piano

A capital do inox receberá, entre os dias 7 e 13 de janeiro, o 2° Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço. O evento tem como objetivo promover intercâmbio artístico cultural entre pianistas brasileiros e doutores em piano de renome internacional. Destinado a estudantes e profissionais de piano de todas as faixas etárias, bem como a professores, amantes da música clássica e interessados em descobrir novas emoções musicais, o evento constará de uma programação diversificada, com recitais, masterclasses, workshops, recitais-palestra, palestras e mesas redondas.

O Encontro Internacional de Pianistas é um evento colaborativo pela arte da música,  sem fins lucrativos, e acontece anualmente no Hotel Dom Henrique, em Timóteo, graças à união entre o hotel, pianistas, professores, entidades interessadas na cultura, participantes e a comunidade.

Segundo observam os organizadores do evento, Rodrigo Vieira e Andréia Magalhães, o Encontro compreende diversas áreas do universo pianístico.

“O 2°Encontro Internacional de Pianistas será uma grande oportunidade para os interessados em adquirir e trocar conhecimentos. O evento é ainda uma valiosa oportunidade para se fazer networking com os pianistas e professores de renomadas instituições de ensino do Piano do Brasil e do exterior que estarão presentes em Timóteo”, afirma Andreia Magalhães.
Programação  
Além das tradicionais áreas de performance e pedagogia do ensino do piano, as masterclasses e palestras serão focadas em técnica pianística (Taubman Technique), piano wellness, piano em grupo, piano colaborativo, ópera & vocal coaching, performance, improvisação, piano popular (brasileiro e jazz), tecnologia musical aplicada ao piano e direcionamento da carreira pianística. Também será abordado como estudar piano nas universidades americanas e ou europeias.

Todas as noites, a partir das 20h, haverá recitais com os professores convidados e os participantes do Encontro. As apresentações serão abertas à comunidade. Além de cultural\educativo, o 2o Encontro Internacional de Pianistas do Vale do Aço  tem um caráter turístico e vem fomentar atividades do setor. “No dia 10 de janeiro, os pianista participantes do Encontro serão conduzidos ao Parque Estadual do Rio Doce para conhecer as maravilhas da mata atlântica e passar um dia tocando e se inspirando nas belezas naturais”, conta Andréia Magalhães.

 

APOIO
O 2° Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço é um evento colaborativo que conta com a organização da Southern University em Baton Rouge – USA, em conjunto com o Hotel Dom Henrique e o Restaurante Baía Cabrália e conta com o apoio institucional do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas e Vale do Aço Convention & Visitors Bureau, Projeto Turismo no Vale, DuPerd e IEF.

Mais duas parcerias importantes tornam possível a realização do Encontro, segundo Andréia Magalhães. O UnilesteMG cedeu um piano de cauda, que será utilizado no salão principal do Encontro. O piano do teatro da Fundação Aperam também será mais um espaço para as masterclasses.

Conforme explica Andréia Magalhães, todos os custos do 2° Encontro Internacional de Piano serão cobertos pelas taxas de inscrição dos participantes e também pela venda de ingressos avulsos para os concertos diários, ao custo de R$ 20.

“Quem participa do evento, além de ter acesso a uma programação rica, diversificada, também colabora para com a realização do evento. É com a venda dos ingressos para os concertos que cobriremos os custos de transporte desses professores e músicos eruditos que vêm de diversos lugares do mundo.

Ainda no sentido de viabilizar a promoção do Encontro, a organização do Encontro firmou parcerias com monitores. “Selecionamos oito alunos que receberão bolsas de estudo parciais e integrais para o evento. Os beneficiados se comprometeram a trabalhar como monitores durante o Encontro. O hotel também concedeu três bolsas integrais de estadia e alimentação para esses bolsistas”, comenta Andréia Magalhães.

 

SERVIÇO
Para participar do 2o Encontro Internacional de Pianistas do Vale do Aço, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição diretamente no portal do hotel (​www.hoteldomhenrique.com.br​), no link criado exclusivamente para o evento, e efetuar o pagamento da taxa. As inscrições se encerram no dia 7, às 11h. Mais informações, pelo telefone:(31)3849-9140.