Setembro Amarelo: Fabriciano realiza campanha de prevenção ao suicídio

Carreta-Escola do Senac participa do Gastronomia com Rock com oficinas gratuitas
12 de setembro de 2018
CSFX realiza I Seminário de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio
12 de setembro de 2018

Setembro Amarelo: Fabriciano realiza campanha de prevenção ao suicídio

Este mês é lembrado como “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção contra o suicídio realizada no mundo todo. Devido o aumento de ocorrências, o “Setembro Amarelo” chama atenção para a importância do apoio profissional e familiar em casos de depressão, um mal silencioso que causa por dia no Brasil cerca de 30 mortes.

Em Coronel Fabriciano, o mês conta com ações desenvolvidas entre crianças, adolescentes e adultos, que tem como objetivo a integração e promoção de debates sobre prevenção ao suicídio. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), juntamente com psiquiatras e psicólogos, desenvolvem com pacientes e moradores ações e palestras sobre como identificar os sinais de depressão.

No dia 13 de setembro, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) realizará o Fórum Inter Setorial de Saúde Mental da Criança e Adolescente. O tema abordado será “Os cuidados em saúde mental com ênfase no suicídio”. A ação terá a participação de outras secretarias como a de Educação e Assistência Social.

Para a Coordenadora da Saúde Mental, Riciane Lima, tratar o assunto é fundamental para melhorar a situação de pessoas que convivem direto ou indiretamente com esse problema. “O suicídio é um tema muito complexo e ainda é um tabu em diversas sociedades, não sendo discutido de forma aberta e muitas vezes silenciado. Por isso é importante realizar essas ações para abordar o assunto de maneira correta e ajudar quem precisa”, afirmou.

Em Minas Gerais, aproximadamente 600 pessoas tiraram a própria vida de janeiro a agosto deste ano, uma média de quase três suicídios por dia. No Brasil, cerca de 11 mil pessoas se matam todos os anos . É importante lembrar que a conscientização, a ajuda e a atenção dada a pessoas que apresentam sinal de depressão ou de qualquer outro distúrbio são atitudes simples, mas que podem salvar uma vida.

Pessoas, familiares ou amigos que enfrentam situações relacionadas ao suicídio ou depressão, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Fabriciano (CAPSi) pelo telefone 3823-8675, que fica na rua Pernambuco, n° 413, Amaro Lanari) ou com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), pelo telefone 3846-7717, rua Vale dos Tocantins, n° 51, Morada do Vale.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat (https://www.cvv.org.br/) 24 horas, todos os dias.