Fundação Aperam Acesita contempla associação de apoio a portadores de insuficiência renal

Municípios querem intervenção federal no estado, diz Dr. Marcos Vinicius
8 de maio de 2018
CENIBRA é destaque no Circuito SESI de Tênis
8 de maio de 2018

Fundação Aperam Acesita contempla associação de apoio a portadores de insuficiência renal

O projeto promove o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a ressocialização dos pacientes.

O projeto promove o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a ressocialização dos pacientes.

A Fundação Aperam Acesita, por meio de seu edital de projetos, apóia diversas iniciativas sociais na região do Vale do Aço e no Vale do Jequitinhonha. E é por meio dessa ação, que a Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço – APIRVA mantém seu projeto APIRVA em Ação.

A Associação, que atua no Vale do Aço há quatorze anos, tem como finalidade prestar apoio e atendimento assistencial a parentes e acompanhantes de pacientes que passam por tratamento de insuficiência renal, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a ressocialização dos pacientes.

Deste modo, a APIRVA visando contornar esta situação, busca desenvolver atividades que favoreçam, o empoderamento dos usuários e acompanhantes, que comumente se apresentam desmotivados por terem que abandonar suas atividades laborais, pela impossibilidade de inserção no mercado de trabalho formal.

De segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, o projeto recebe pessoas de dez municípios da região, durante o período em que os pacientes estão passando por hemodiálise. O procedimento dura em média quatro horas por dia e chega a ser realizado até três vezes por semana. Para evitar o ócio dos seus acompanhantes, é que a APIRVA desenvolve esse projeto, uma forma de acolher as famílias proporcionando um alento a elas. Desde fevereiro deste ano, mais de quinhentas pessoas já passaram pelo projeto. Os pacientes também participam das aulas de pintura em tecido, durante o período de tratamento.

Acompanhante de um paciente, Elma Soares Silva participa do projeto há mais de três anos. Ela conheceu a APIRVA por meio da indicação de sua irmã. “O projeto representa muito pra mim. É um momento de passa-tempo muito agradável onde eu aprendo, descontraio e conheço gente nova”.

De acordo com a presidente e voluntária da APIRVA, Marisa de Souza Neves Rosa, só foi possível manter as oficinas por meio do edital. “A Fundação Aperam Acesita tem sido uma grande parceira. Todo material que adquirimos durante esse período foi viabilizado por meio do edital. É o segundo ano que somos contemplados e isso nos dá força para continuar”.

Com sede no bairro Bela Vista, em Ipatinga, a Associação iniciou seus trabalhos na Pastoral da Saúde e realiza todo o trabalho por meio do apoio de voluntários. Atualmente a Associação conta com cinquenta voluntários. Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a APIRVA através do telefone (31) 3823.9543.

Cuide-se!

O número de pacientes com doença renal crônica que precisaram de diálise cresceu de 42 mil, em 2000, para 122 mil no ano de 2016, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Em 2016, 5,7 mil pessoas fizeram transplante de rim no país, um número que vem aumentando, em média, 10% de um ano para o outro.

De acordo com a presidente da APIRVA, Marisa Rosa, a prevenção é o melhor caminho para a doença renal crônica. « Além do histórico familiar, os pacientes devem observar os hábitos alimentares, o sedentarismo, o envelhecimento, a obesidade, a diabetes e a hipertensão, que são os principais fatores de risco ».