Comércio de Ipatinga aberto no feriado de Tiradentes

O Deputado Celinho do Sinttrocel reuniu-se  com o Diretor-Geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG) Davidsson Canesso de Oliveira para tratar sobre as obras de pavimentação das MG’s 760 e 425 e duas rodovias estaduais na região
DEER garante continuidade da LMG 760 e pavimentação em Revés do Belém a Vargem Alegre
18 de abril de 2018
O PREFEITO com os comandantes dos bombeiros e do 14º BPM, coronel Silvane e tenente-coronel Lemos Dias, respectivamente
Comando da PM de Ipatinga discute sobre segurança com o Prefeito
18 de abril de 2018

Comércio de Ipatinga aberto no feriado de Tiradentes

Foto/Emmanuel Franco

Foto/Emmanuel Franco

Negociações entre os sindicatos que representam os empresários e os empregados no comércio de Ipatinga findaram, na tarde desta terça-feira (17), com a permissão de abertura de supermercados e lojas do setor em cinco feriados de 2018. Já neste sábado (21), Dia de Tiradentes, o segmento está autorizado a abrir as portas das 8h às 18h. Em contrapartida, não está permitido o uso da mão de obra dos comerciários nos dois feriados seguintes: 29 de abril (Aniversário da cidade) e 1º de maio (Dia do Trabalhador).

Supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões, hortifrútis e demais estabelecimentos do setor também poderão funcionar, em 2018, no dia de Corpus Christi (31 de maio, quinta) e, ainda, em três sextas-feiras que ficariam fechados: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). “Teremos cinco datas a mais com o comércio aberto! As negociações não foram fáceis, mas após muito diálogo e compreensão da parte laboral, conseguimos chegar a um consenso e conquistar para o setor supermercadista a abertura de seus comércios em todos estes feriados”, comemora o presidente do Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) do Vale do Aço, José Maria Facundes.

Nos feriados de Proclamação da República (15 de novembro, quinta-feira) e Natal (25 de dezembro, terça), o segmento não abrirá as portas. Dos cinco feriados negociados, o mesmo empregado poderá trabalhar somente em três, ou seja, as empresas precisarão fazer escala de revezamento dos funcionários com turnos e turmas de trabalho. “Como sempre salientamos nestes casos, a abertura é facultativa ao empresário. Se, conforme as características de seu comércio, ele entender que o funcionamento não é viável, poderá manter as portas fechadas em todos ou qualquer um dos feriados negociados”, pontua Facundes.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com todas as diretrizes de abertura de supermercados e do restante do setor nos cinco feriados está disponível em www.sindcomerciova.com.br.

Fabriciano e Timóteo

Em Coronel Fabriciano e Timóteo, até a tarde desta quarta (18), o Sindcomércio do Vale do Aço e o Secteo-CF (Sindicato dos Comerciários de Timóteo e Coronel Fabriciano) não haviam chegado a um consenso com relação a abertura do mesmo setor nos feriados de 2018.