O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Ipatinga, tenente-coronel Juliano Fábio de Lemos Dias, e o subcomandante da corporação, major Ademir Dias Cardoso, receberam nesta quarta-feira (18), para tratar de assuntos relacionados à segurança no município, o prefeito Jésus Nascimento. Também participou da reunião o secretário de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), Amador Francisco da Silva Neto. Durante o encontro, o Executivo falou ainda com o coronel Silvane Givisiez, chefe do 5º Comando Operacional de Bombeiros, que visitava o quartel PM e estará também na cidade nesta quinta-feira, para participar às 15h da solenidade de elevação da 3ª Companhia Independente local em Batalhão.
O tenente-coronel Lemos Dias informou ao prefeito que o apoio do Executivo tem sido importante para redução das estatísticas de crimes no município. E revelou que houve uma diminuição de 51% no número de roubos, enquanto os homicídios caíram 30% em relação ao mesmo período de 2017. O oficial ainda destacou que em 2017 o 14º Batalhão registrou em Ipatinga o maior volume de drogas apreendido em todo o Estado, totalizando 3,5 toneladas.
Paz e harmonia
“Estamos trabalhando com foco na organização da cidade, procurando sempre a harmonia e o entendimento que se traduzam em benefícios para a coletividade. Zelando sempre pela legalidade, um ambiente de paz é o que mais nos interessa, para que tenhamos tranquilidade para realizar as ações que a população tanto espera de seus representantes no poder público”, disse o prefeito.
Acompanhado do secretário municipal Amador Francisco, o prefeito percorreu também, no quartel militar, a área reservada ao clube Águia de Aço, que já foi um espaço muito frequentado por centenas de famílias e hoje está praticamente desativada, carecendo de várias obras civis. Sem tratamento, uma piscina olímpica e duas menores não funcionam atualmente e, nas proximidades, estão em condições precárias uma quadra poliesportiva e duas quadras de peteca, assim como as instalações de sauna. A administração municipal está trabalhando para captar recursos que viabilizem a reativação do espaço de convivência e recreação.
O 14º Batalhão de Polícia Militar conta hoje com um efetivo de 550 policiais, mais 160 recrutas, distribuídos em 11 municípios.