Festa de 69 anos de Fabriciano movimenta 15 mil pessoas na Praça da Bíblia

atlético
Atlético e MRV Engenharia renovam parceria por três anos
19 de janeiro de 2018
pispased
Trabalhador acima dos 60 anos começa a receber as cotas do PIS/Pasep
22 de janeiro de 2018

Festa de 69 anos de Fabriciano movimenta 15 mil pessoas na Praça da Bíblia

Image11

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, realizou nessa sexta, sábado e domingo, 19 a 21, uma programação completa para comemorar os 69 anos de emancipação político administrativa da cidade.  Aproximadamente 15 mil pessoas participaram das atrações na Praça da Bíblia, Melo Viana, segundo dados da Polícia Militar.

Os eventos foram preparados para contemplar todos os gostos: louvor e adoração, procissão e missa, estilos musicais diferentes, atividades esportivas, recreação, apresentações culturais, lançamento de obras por toda a cidade e, claro, bolo de aniversário de 6,5 metros e 100kg. A comissão organizadora contou uma equipe interdisciplinar da prefeitura, sob as orientações da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. A parceria com o Sesc e  Sindcomércio Vale do Aço possibilitou a vinda de uma edição especial do Minas ao Luar sertanejo, com as duplas Bráulio e Ricardo e Relber e Allan.

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, entregou aos moradores um pacote de obras estimado em R$23 milhões, incluindo asfaltamento de ruas, construção de encostas, reforma do centro administrativo onde funcionou a antiga Fundação de Saúde e a UPA 24h, um sonho antigo da população. “A UPA 24h é um compromisso e um desafio que realizamos com o apoio do deputado federal Domingos Sávio, que foi comigo ao Ministério da Saúde e me ajudou a resgatar o investimentos que havia sido perdido. Graças ao nosso esforço, Coronel Fabriciano foi a única cidade do Brasil a ganhar uma UPA em 2017. Para nós é um grande orgulho e, podem acreditar, vamos inaugurá-la no aniversário de setenta anos em 2019”, garantiu.

O Secretário de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó(Xingozinho), ressaltou o clima de paz e a estrutura do evento. “O aniversário da cidade foi um sucesso, com toda a estrutura montada para garantir segurança, conforto da população, acessibilidade, opções de gastronomia e artesanato e a participação de toda a família de Coronel Fabriciano e região”.

A Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros destacaram seus efetivos durante toda a festa, o que possibilitou segurança, inclusive nos arredores e bairros adjacentes. Bases móveis foram instaladas no local e policiais à paisana atuaram no meio do público. Com estratégia preventiva, nenhuma ocorrência de furto, roubo, rixa, agressões mútuas e contra o patrimônio foi registrada.

O Subcomandante do 58° BPM, Major Luiz Magalhães, comemorou o resultado e a parceria com os órgãos da administração municipal. “Nossos policiais participaram de tudo, dos shows, dos atos solenes, da procissão e até da partida de futebol. Nos sentimos honrados e agrademos a população, que contribuiu de forma ordeira e receptiva”, disse.

Torneio de Damas

A comemoração teve ainda eventos paralelos. No Clube Casa de Campo foi realizado um Torneio de Damas com sessenta competidores de todo o Brasil. Os vencedores regionais foram Wilson Marques (1° lugar), Walmiro Laves Lopes (2°) e Carlos Furtado (3°), de Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, respectivamente. Já os campeões gerais foram José Carlos Alves (1°), campeão brasileiro do Rio de Janeiro, Celso Marques Fernandes (2°) de Governador Valadares e tetra campeão Estadual de Minas Gerais e José Wanderson, de Betim.

No Campo do Social, dois jogos amistosos marcaram a data. Os times da Polícia Militar e da Prefeitura se enfrentaram no jogo de fundo. Os másters de Social e Democrata de Governador Valadares fizeram o jogo principal, numa manhã de domingo com muito sol e calor.