Programação especial de aniversário fomenta economia de Fabriciano

image002
Observação de aves é um grande atrativo para turistas no Vale do Aço
19 de janeiro de 2018
atlético
Atlético e MRV Engenharia renovam parceria por três anos
19 de janeiro de 2018

Programação especial de aniversário fomenta economia de Fabriciano

foto comercio

Bolo de aniversário, shows, apresentações culturais, louvor, esporte, recreação para crianças e outras atividades. Está tudo pronto para as comemorações do aniversário de 69 anos de Coronel Fabriciano, de hoje a domingo, na Praça da Bíblia, no Melo Viana. A festa é uma realização da prefeitura em parceria com o Sesc/Sindcomércio, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o apoio de empresas. O foco é valorizar a cultura, a história e contribuir com o desenvolvimento econômico e social gerando empregos e renda.

Pelo menos 20 mil pessoas são esperadas. Oportunidade, especialmente para os pequenos empreendedores. A praça de alimentação vai abrigar bares e food trucks, servindo alimentos preparados e bebidas. Cada comerciante espera contratar de 2 a 5 funcionários por dia, totalizando 150 vagas temporárias e a receita esperada é de R$ 100 mil nos três dias. Gilberto Gonçalves Pires, 64, é proprietário de um bar e espeteria no Melo Viana. “Reforcei o estoque de produtos e contratei mais três profissionais”, diz animado.

O Secretário de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó( Xingozinho), explica que o evento  tem caráter empreendedor. “A administração municipal tem procurado estimular os diversos segmentos da economia”, pontua.

Qualificação

Visando garantir a qualidade dos alimentos vendidos na festa, todos os comerciantes passaram por capacitação sobre normas sanitárias e boas práticas de manipulação de alimentos. A praça de alimentação também terá espaço reservado para agricultura familiar, pequenos produtores rurais e artesãos por meio da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Cocais (APRICO). Os artesanatos produzidos pela ArteMinas também estarão à venda em cinco tendas.

 Reaproveitamento

O lixo reciclável será todo recolhido pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Aço (COOPCAVA), como ocorreu na Rota dos Sabores. Postos de coletas foram montados na praça. Os tambores, com capacidade de 200 litros cada, são devidamente identificados(plástico, metal, papel e vidro) para facilitar a destinação correta. A expectativa é arrecadar três toneladas.

Trânsito

Desde quinta-feira, 18, o cruzamento da Avenida Magalhães Pinto com a Rua Maria de Lourdes de Jesus foi interditado. O fluxo para veículos ficará interrompido até domingo às 18h. O desvio será pela Avenida Geraldo Inácio. Os agentes de trânsito estarão presentes durante os três dias do evento para orientar os motoristas. Já no centro, sábado à noite, haverá procissão do Padroeiro, São Sebastião, saindo Matriz às 18h sentido  Co-Catedral de São Sebastião. Os fiéis passarão pelas ruas Dr. Querubino, Dr. Moacir Birro, José Cornélio, Maria Matos e Rua Angélica.