Empresas se movimentam contra queimadas

Organizado por Júlia Horta e Rafaela Salgado o  Detox da Alma tem o objetivo de promover transformação na vida das pessoas
Evento com realização do projeto Essência levará para Juiz de Fora Detox da Alma
10 de setembro de 2017
Após a prisão  Joesley Batista e do executivo Ricardo Saud. veio o mandado de busca e apreensão (Rovena Rosa/Agência Brasil)
PF faz operação para recolher provas relacionadas à prisão de executivos da J&F
11 de setembro de 2017

Empresas se movimentam contra queimadas

queimadas

Nesse período do ano são registrados menores volumes de chuva em todo o estado e a atmosfera torna-se mais seca. Com esse tipo de clima a Cemig alerta para as recorrentes queimadas que podem provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica, além dos sérios prejuízos ambientais inerentes a essas ocorrências.

De acordo com informações da empresa, em 2016 ocorreram 471 desligamentos em virtude de incêndios, que afetaram mais de 267 mil consumidores no estado. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 92 interrupções que prejudicaram o fornecimento de energia para mais de 41 mil clientes da companhia, mais do que o dobro no mesmo período do ano passado.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até o início de julho, aconteceram 880 focos de incêndios em Minas Gerais. Mas é a partir do segundo semestre que essa prática aumenta e causa ainda mais prejuízos à população, à fauna e à flora.

 

Fundação da Aperam conscientiza

A Aperam South America, em parceria com a Fundação Aperam Acesita, participou durante o mês de agosto da campanha de prevenção, controle e combate a incêndios na cidade de Timóteo. As atividades que integram a programação acontecem todas as quartas e quintas-feiras nos bairros do município. A soma dos esforços de todos os parceiros envolvidos já resultou em visita a 07 bairros e 487 residências, e tem como objetivo conscientizar a população por meio de ações educativas quanto aos danos sociais, ambientais e econômicos que as queimadas podem gerar e, consequentemente, promover a diminuição de focos de incêndio. Queremos conscientizar as pessoas sobre como agir de forma adequada na prevenção e controle a incêndios. É uma ação que deve contar com o empenho de toda sociedade”, destaca a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.

 

Cenibra promove ações

A CENIBRA também destaca a importância da prevenção de incêndio e promove campanha.Por meio de mensagens de conscientização, busca alertar sobre os prejuízos das queimadas para o meio ambiente e sociedade.E lembra que queimadas além dos danos já conhecido, também é crime.

Uma prática comum na zona rural, o uso do fogo (queimada) para limpeza do solo, pasto ou plantação, deve respeitar os critérios determinados por lei (recomendações do IEF), sem comprometer a terra e os recursos naturais. Contudo, é fundamental estar atento à legislação ambiental, no que diz respeito ao Incêndio Florestal.

A Lei n. 9.605 /98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 41 tipifica como crime contra a flora, a conduta de provocar incêndio em mata ou floresta, com pena de reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

A Cenibra implantou novas tecnologias para prevenção e combate a incêndios florestais nos 54 municípios de atuação da Empresa, cobrindo uma área de aproximadamente 250 mil hectares – sendo 51% de plantio; 41% de preservação permanente, reserva e floresta nativa; 7% de infraestrutura.

Iniciado em 2015, na região de Belo Oriente, e após excelentes resultados, o sistema foi expandido para as demais regionais. Os investimentos no monitoramento de alta precisão propiciaram ainda novas condições de trabalho aos empregados no que diz respeito a ergonomia e conforto. A Empresa disponibiliza às comunidades um telefone gratuito para receber informações sobre incêndios florestais: 0800 283-1291. Após receber a ligação, uma equipe da Empresa verifica a veracidade das informações e toma as devidas providências.

Operando 24 horas por dia, a Central de Monitoramento possui profissionais capacitados, que dispõe de monitores com várias telas simultâneas mostrando diversos pontos das florestas e o apoio de uma equipe de observadores de campo treinada, que faz rondas terrestres e está preparada para atuar na contenção do fogo quando a situação exige, além da brigada que está sempre a postos.

 

Dicas para evitar queimadas

  • Fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas.
  • Não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação.
  • Apagar com água o resto do fogo em acampamentos e churrasqueiras para evitar que o vento leve as brasas para a mata.
  • Não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
  • Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.