Curso Crescendo e Empreendendo desperta empreendedorismo entre jovens

A Prefeitura também faz a revitalização da sinalização horizontal em vários pontos de Timóteo. Foto: Divulgação / ACS PMT
Prefeitura realiza serviços de sinalização e construção de faixa elevada
21 de julho de 2017
Segundo a Usiminas, já foram empregadas mais de 1 milhão de toneladas do material em estradas da região. Foto: Divulgação /Secom  PMI
Programa Caminhos do Vale: prefeitos da região se reúnem em Ipatinga
21 de julho de 2017

Curso Crescendo e Empreendendo desperta empreendedorismo entre jovens

Elisabete (centro) com as colegas de curso no 'Crescendo e empreendendo. Foto: Divulgação / ACS Fundação Aperam Acesita

Elisabete (centro) com as colegas de curso no 'Crescendo e empreendendo. Foto: Divulgação / ACS Fundação Aperam Acesita

Já pensou em ser dono do seu próprio negócio? Com intuito de despertar o empreendedorismo entre os jovens e ajudá-los a transformar ideias em projetos viáveis, é que a Fundação Aperam Acesita em parceria com o Sebrae, vem desenvolvendo desde o ano passado o Programa Cultura Empreendedora, por meio do Curso: Crescendo e empreendendo. O objetivo é promover debates sobre trabalho, negócio e empreendedorismo entre os alunos, despertando e estimulando habilidades, por meio de ações empreendedoras.

No primeiro ano, o programa foi desenvolvido nas escolas públicas de Timóteo, trabalhando com os educadores. Este ano, a capacitação foi realizada com os alunos do terceiro ano da Escola Estadual São Sebastião e da Escola Estadual Profª Haydee de Souza Abreu. No próximo semestre, as atividades serão desenvolvidas nas escolas estaduais Antônio Silva, João Cota Figueiredo Barcelos e Profª Hilda de Araújo Osório Zauza.

Ao todo foram oito horas de curso, levando os alunos a conhecerem diversas formas de atuação no mercado de trabalho, além de atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados, no âmbito do dia-a-dia, em sua vida social e, consequentemente, no mundo dos negócios.

Aluna participante do curso, Elisabete Borges estava desempregada e, como fonte de renda, começou a vender bolo no pote no colégio onde estuda. Para ela, as aulas foram fundamentais para que ela tivesse uma percepção mais profissional do seu empreendimento. “Sou muito grata por todo conhecimento que adquiri durante o Crescendo e empreendendo. Estava desmotivada a continuar com as vendas, mas depois que participei da capacitação, minha visão mudou completamente. Hoje reconheço o meu potencial e a possibilidade de crescimento do meu negócio.”

Parceria
Psicólogo e coach, Sílvio Custódio de Souza Júnior atua como consultor do Sebrae no programa. Para ele, foi uma experiência enriquecedora desenvolver atividades com os alunos em sala de aula. “Ao aplicar a metodologia do curso no ambiente escolar, você mostra ao aluno que ele é o protagonista da sua história e, assim, ele começa a participar mais ativamente dos debates e atividades propostas pelo Crescendo e Aprendendo. Nossa proposta é provocar reflexões em relação ao mundo do trabalho. Mostrar aos alunos que há diversas maneiras de inserção no mercado, mesmo não estando submetido à CLT.”

Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino destaca a importância do projeto e a parceria com o Sebrae. “Estamos encerrando este primeiro semestre de trabalho com os alunos muito satisfeitos. Promover o empreendedorismo em nossa cidade é imprescindível quando se fala no presente e futuro da nossa juventude, uma proposta afinada com a missão da Fundação. Agradecemos ao Sebrae pela parceira, indispensável durante todo o trabalho realizado neste primeiro momento. ”

O curso Crescendo e empreendendo retoma suas atividades após as férias escolares.

Divulgação