Professor de TI do Unileste tem artigo aceito em Congresso Internacional

As palestras foram miistradas pelo urologista Ângelo Cola
Prevenção do câncer de próstata é tema de palestras em Timóteo
24 de abril de 2017
sebrae
Sebrae Minas promove Semana do MEI em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano
24 de abril de 2017

Professor de TI do Unileste tem artigo aceito em Congresso Internacional

Christiano Pereira teve artigo selecionado em fórum internacional

Christiano Pereira teve artigo selecionado em fórum internacional

O docente do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Christiano Pereira Pessanha, teve seu artigo “Information Management For The Decision Making Process Of Alternative Renewable Sources Of Energy” aceito para a apresentação no evento internacional 8th Complexity, Informatics and Cybernetics: IMCIC 2017 que, neste ano, ocorrerá de 24 a 28 de abril, em Orlando, nos Estados Unidos.

O artigo expõe resultados da pesquisa desenvolvida em coautoria com os pesquisadores do projeto “Gestão da informação para fomentar a sustentabilidade da carteira de geração de energia elétrica com fontes renováveis alternativas”, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Gestão & Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Projeto

Para Christiano Pessanha, “a humanidade vive, atualmente, uma extrema dependência em relação a combustíveis fósseis para a produção de eletricidade. O crescimento da produção de energia elétrica com uso de fontes alternativas renováveis é uma tendência mundial, principalmente quanto às questões climáticas e o esgotamento dos recursos fósseis”, explica.

Segundo o docente, “no Brasil, o forte viés para a construção de hidrelétricas deve ser motivo de preocupação e debate público, considerando que as obras hidrelétricas projetadas provocam impactos devastadores e irreversíveis para o meio ambiente”, opina. E que “num cenário de mudanças climáticas marcado por tendências de acirramento de estiagens na região norte e nordeste, há redução da dependência em relação à hidroeletricidade, com a diversificação de fontes renováveis, o que justifica a relevância da pesquisa”, completa.

Para o Unileste, ter a participação de docentes em pesquisa de tal relevância permite o acesso e divulgação junto ao corpo acadêmico do que há de mais atual no estado da arte nestas áreas de conhecimento. “Esse contato potencializa o despertar do interesse dos alunos pelo estudo dessas áreas específicas bem como, num âmbito mais geral, pelo conhecimento do processo que envolve o desenvolvimento de uma pesquisa”, observa o docente.

 

Forum 

A IMCIC 2017 é um fórum internacional para cientistas, engenheiros, pesquisadores, consultores, teóricos e profissionais nas áreas de Informática e Cibernética. O Comitê Organizador do IMCIC 2017 considera artigos de pesquisa disciplinar para sua possível aceitação, bem como pesquisas, estudos, reflexões, programas e projetos multi, inter e transdisciplinares.

Além das sessões formais regulares, em que os trabalhos serão apresentados, o Comitê Organizador do IMCIC 2017 inclui, no programa da conferência, sessões informais em que serão discutidos os aspectos e diferenças conceituais e teóricos entre Cibernética e Informática.