Prevenção do câncer de próstata é tema de palestras em Timóteo

cenibra
Cenibra premia fornecedores destaques
24 de abril de 2017
Christiano Pereira teve artigo selecionado em fórum internacional
Professor de TI do Unileste tem artigo aceito em Congresso Internacional
24 de abril de 2017

Prevenção do câncer de próstata é tema de palestras em Timóteo

As palestras foram miistradas pelo urologista Ângelo Cola

As palestras foram miistradas pelo urologista Ângelo Cola

A Secretaria de Saúde de Timóteo promoveu no dia 20 mais uma palestra direcionada ao público masculino no salão paroquial da Igreja São Sebastião, no centro Sul. O encontro teve como objetivo conscientizar o público masculino sobre a importância de fazer o exame para prevenir o câncer de próstata.

As palestras realizadas pelo urologista Ângelo Cola abordam temas pertinentes à saúde do homem como  hidrocele, torção do testículo, câncer de pênis, processos inflamatórios testiculares, vasectomia e outros. O médico fala sobre os cuidados com a saúde e alerta os homens para importância de se detectar precocemente o câncer de próstata. “Um em cada seis homens pode desenvolver a doença, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. O exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito através da coleta de sangue do paciente, revolucionou a detecção do câncer de próstata de 1980 até hoje”, explicou Cola. Esse tipo de câncer oferece 90% de chance de cura se for descoberto a tempo. O processo cirúrgico corrige com frequência caso haja presença de um tumor e a radioterapia oferece bons resultados na fase inicial da doença, segundo comentou o médico urologista.

“Faço o exame. É indolor e dura só 10 segundos”, frisou Cola que tem 41 anos de profissão, sendo 38 destes na rede pública.

 

Serviço

A Secretaria de Saúde de Timóteo vem promovendo uma série de palestras e serviços relacionados à saúde do homem no mês de abril, antecipando a campanha do Novembro Azul. Os usuários das unidades do Cachoeira do Vale, Recanto Verde e Sede já foram alertados e puderam agendar consultas e exames. As próximas palestras acontecerão para os usuários do Timotinho (25/04) e Novo Tempo (27/04), sempre às 7:30 horas. Mais informações, nas unidades de referência.