Entrevistas com candidatos à Prefeitura de Timóteo

NIVER FLYER (1)
TIN TIN, Um Brinde a Elas…
31 de agosto de 2016
A oportunidade de Michel Temer
30 de setembro de 2016

Entrevistas com candidatos à Prefeitura de Timóteo

 

 

O jornal O Informante entrevistou os seis candidatos a prefeito de Timóteo entre os dias 23 a 26 de setembro em momentos distintos com o objetivo de municiar o eleitor com informações relevantes como futuras ações de governo, pontos mais sensíveis do município, projetos, histórico da vida pública e o porquê merecem o voto. Foram realizadas respectivamente as mesmas cinco perguntas para Geraldo Ribeiro, Dr. Geraldo Hilário, Keisson Drumond, Sergio Mendes, Douglas Wilks e Gentilin, sem debate ou questionamentos sobre as respostas.  A matéria é mais uma ferramenta de análise relevante para a decisão mais importante para o município nos próximos quatro anos.

 

  • GERALDO RIBEIRO
  • geraldoribeiro

 

Quais são os três pilares de sustentação de sua plataforma de governo?

Saúde, Educação e Segurança

O município precisa avançar muito na saúde, precisamos melhorar o trabalho preventivo, é mais econômico para o município e melhor para o cidadão. As pessoas precisam de atenção, mas investir em saúde não é apenas medicar, para se ter saúde também é importante investir em esporte, educação, cultura, enfim na qualidade de vida do cidadão, tudo isso gera saúde. Mas quando ele precisar ser medicado não pode faltar de forma alguma médico para esse atendimento, nem remédios para o tratamento, vamos melhorar esse setor.

Na educação vamos investir na estrutura, na formação e qualificação valorizando os professores e todos os servidores. E na Segurança, vamos implantar o sistema de monitoramento eletrônico por meio de câmeras de vídeo, e o programa Olho Vivo, fortalecendo e ampliando a atuação da Polícia Civil e Polícia Militar em toda a cidade. Esse é um setor que sempre recebeu de mim uma atenção especial, quando prefeito fui eu que construí no bairro Primavera as instalações para Cia da Policia Militar.

O que o sr fez de tão relevante que o credencia para ser prefeito de Timóteo?

Quando prefeito somente na infra-estrutura eu fiz 132.000 m² de pavimentação asfáltica e recapeamento, 128.000m² de pavimentação poliédrica (paralelepípedos), 17.000m² de rede de esgoto, 32.000m de rede pluvial, 680.000m³ de aterro, 11.000m³ de canalização de gabião, 7.000m³ de muro de arrimo. Construímos, reformamos e aumentamos escolas. Foram muitas obras, como por exemplo, a ponte que liga o bairro Funcionário ao centro, o canteiro central da Alameda 31 de outubro, a sinterização que dava acesso na época a BR 381 e ligou o bairro Cachoeira do Vale ao centro. Fizemos no nosso mandato o trevo do Quitandinha e asfaltamos a Avenida Acesita, assim como as principais vias da cidade. Criei o Viveiro de mudas da prefeitura e plantamos mais de 5.000 árvores na cidade, construímos o quartel da policia militar, promovemos urbanização de praticamente todos os bairros, fizemos a ponte do bairro Alvorada, a escadaria e estrada de acesso a Igreja Matriz de São José no bairro Timirim, fomos nós que construímos o Asilo Sodalício Tio Questor, fizemos campos de futebol como no bairro Primavera e Cachoeira do Vale, enfim, iríamos precisar de muito mais tempo para enumerar todas, foram várias ações em todos os setores, o nosso mandato transformou o município de Timóteo, mas agora estou focado no futuro, por isso estou pleiteando a volta, pois acredito que posso escrever uma nova história de desenvolvimento no município. Nosso plano de governo está disponível no facebook.

 Qual a maior carência de Timóteo e como pretende resolvê-la?

A maior carência é a saúde da cidade, precisamos ampliar o atendimento. Para isso, defendo a implantação de um atendimento descente e humanizado. O gestor tem o dever de facilitar a vida do cidadão e meu mandato será pautado na humanização e eficiência. Outro objetivo é terminar a UPA.

 Há alguma obra ou ação que em caso de vitória nas urnas será sua marca?

A intenção é ouvir a população, diagnosticar os problemas de cada bairro, colher sugestão para solucioná-los e acompanhar o andamento nos bairros mais carentes, também vamos priorizar habitação para os mais carentes. No meu governo eu comecei a construção da Avenida Sanitária, mas do jeito que deixei a obra quando terminou meu mandato em 1882 ela está até hoje, não houve continuidade, passaram vários anos e ninguém fez nada. Quero voltar e terminar essa obra tão importante para o nosso município.

 

Quer deixar algo mais?

Assumir compromissos e manter-se firme neles é um grande passo para a construção de um lugar melhor para todos. O compromisso de transparência nas nossas ações e proposições do mandato popular e participativo, e isso está sendo construído com todos, e com cada um que busca uma sociedade integrada.

Uma democracia só é possível com a participação ativa de toda a população, por isso valorizar o seu voto é muito importante.

 

 

  • GERALDO HILÁRIO
  • geraldo-hilario

 

 

Quais são os três pilares de sustentação de sua plataforma de governo?

Gestão, Transparência e Pessoas.

Por isso, tomamos a iniciativa de construir uma nova proposta, ao lado de toda a população de Timóteo. Uma proposta participativa, já promovemos dezenas de reuniões pela cidade, com participação de centenas de pessoas, por que entendemos que antes de tudo, é preciso ouvir as pessoas!

Com experiência administrativa, que saiba fazer a gestão do patrimônio público para as pessoas. Alguém que tenha habilidades políticas, mas, principalmente, gerenciais para fazer a Gestão de responsabilidade, trouxemos a Fundação Dom Cabral para fazer recursos de pessoas. Treinamos os servidores, trabalhamos os processos, e nos caminhamos de tal forma que deu certo a administração, produzindo serviços, de qualidade com menores custos.

Vamos desenvolver o portal da transparência que chegue a todas as pessoas, a todas as comunidades, que a gente alimente o portal, e faça uma administração da forma mais transparente possível. Trabalhar junto com a comunidade no dia a dia dando as informações necessárias e mais importantes para que meu trabalho junto a prefeitura tenha êxito.

O que você fez de tão relevante que o credencia ser prefeito de Timóteo?

“Por meio de parcerias público-privadas, vamos implantar um modelo moderno e inovador de gestão. O segredo para uma boa gestão pública é transformar o Município em uma empresa privada, onde só pode gastar aquilo que é arrecado, porém com um grande diferencial, a prioridade são os anseios do povo. ” Fizemos uma administração enxuta, com resultados e é isso que pretendemos fazer novamente no próximo pleito.

Qual a maior carência de Timóteo e como pretende resolvê-la?

“Organizar a bagunça” na rede municipal de saúde. Para isso, a proposta é transferir os setores administrativos para as unidades e dar autonomia aos gestores. Não é só a saúde física que as pessoas se referem não, o bem-estar físico, psíquico, social e espiritual. A saúde física: exames, programas de saúde da família, a UPA funcionando com seu efetivo, relação com hospital para fazer os procedimentos, fazer as internações hospitalares, UTI neonatal, UTI pediatra, UTI adulta, isso tudo faz a saúde física. Mas temos também preocupação com a saúde social. Trazer geração de emprego e renda, precisamos dar dignidade. A dignidade para o homem é o trabalho. Dar formação e capacitação aos jovens para que sejam úteis na sociedade e não desvie para a dependência química. É necessário passar por uma organização da área de esporte, cultura e lazer aos jovens. É um conjunto de ações para o jovem, o adulto, o idoso, a terceira idade, se sintam uteis e fiquem felizes na nossa administração.

Há alguma obra ou ação que em caso de vitória nas urnas será sua marca?

A construção de uma grande avenida Sanitária, que leve ao centro da cidade e as vias de acesso tanto para o bairro Ana Moura, quanto para os bairros Funcionários e Primavera. É necessário que a gente contempla essa grande obra para o município de Timóteo.  Claro que iremos colocar a UPA funcionando, mesmo efetivamente. Precisamos transformar o Ginásio coberto em um grande ginásio multi-arena, multiuso com museu, área de alimentação beneficiando toda a cidade.

Para produção habitacional e infraestrutura corrigir o déficit habitacional na minha época, que era de 4mil a 5 mil unidades habitacionais que eu deixei pronto.  Vamos construir e entregar moradias para a população que se encontra em situação de risco, em parceria com os projetos dos governos estadual e federal das unidades habitacionais, do Minha Casa Minha Vida. O meu governo seja marcado por várias obras na assistência a nossa comunidade.

Quer deixar algo mais?

Quero dizer ao povo, o seu voto de confiança será válido. Como Deputado Federal tivemos votos válidos, agora não será diferente. Tenho condições jurídicas de assumir e fazer desta cidade um lugar bom de se viver. Pode votar tranquilamente, temos o melhor projeto e o melhor grupo para administrar Timóteo.

 

 

  • KEISSON DRUMOND
  • keisson-drumond

 

 Quais são os três pilares de sustentação de sua plataforma de governo?

Educação – Segurança Pública – Saúde

Pretendemos atacar três pontos principais: saúde, educação, e segurança pública. A Educação Básica de qualidade é um direito do cidadão de Timóteo, onde teremos a ampliação de oferta de creches que indica infância como prioridade com abertura de 800 vagas. O Pólo de Apoio Presencial Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado no Centro Municipal de Educação Integrada (CMEIs), fortalecendo a criança de zero a Faculdade. Atualmente são 800 alunos e pretende-se chegar a dois mil. Timóteo tem o melhor índice de qualidade de ensino fundamental do Vale do Aço, segundo o Ideb, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e a nossa meta é sempre melhorar.

O segundo Pilar é agir na Segurança Pública onde vamos aumentar a Guarda Municipal com o objetivo de organizar e melhorar a segurança no trânsito, reduzindo os riscos de acidentes, deixando a responsabilidade da Polícia Militar e da Policia Civil para outras infrações.  Um dos pontos fundamentais de segurança pública é chegar a 46 câmeras de alta definição por meio de monitoramento de toda a cidade.

E por último consolidar a saúde do Município com a Construção e inauguração da UPA, prevista para o dia 30 de novembro, reduzindo os custos de manutenção do Posto do Olaria, que é 24horas, o termino das 2 UBS já em andamento que é a UBS do limoeiro/Recanto Verde e UBS do Ana Rita que vai atender toda regional Sul. Fortalecendo nossos vínculos e reduzindo aluguel.

O que você fez de tão relevante que o credencia ser prefeito de Timóteo?

Tratar a Administração Pública com honestidade, dignidade, justiça.  Exigência de elevado padrão de qualidade na atividade administrativa, com a diminuição de custos, recebendo Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, em Minas Gerais. O investimento no servidor Público que amplia a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. E o acontecimento de obras que há muito estavam esquecidas na cidade como: Ginásio Coberto, a Quadra coberta da APAE, várias Obras estruturantes como a Rotatória do Olaria e a Rotatória do Alegre, além do recapeamento dos principais eixos da cidade como o dos av. Rodoviários, Av. Emalto, Trevo da ponte nova e da ponte velha e inúmeras quadras cobertas, do Bairro Recanto Verde, reforma da escola do IMETT, as creches Creche do Bela Vista e Creche do Novo tempo, tudo isso realizado em 3 anos e 9 meses pegando a cidade com 209 milhões de dívidas.

Qual a maior carência de Timóteo e como pretende resolvê-la?

A maior carência atualmente é o Posto de Saúde João Otávio, no Bairro Olaria que é um posto 24 horas, mas que precisa ser tratado da forma com que seu funcionamento seja prioridade como posto 24hs.  A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no Bairro Primavera com o acolhimento dos pacientes em situações mais complexas, ficarão os leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI), para atender a comunidade e que vai trazer mais benefícios, e além de tudo, vai trazer R$ 450 mil de recursos para sua manutenção do Governo Federal e Estadual.

Há alguma obra ou ação que em caso de vitória nas urnas será sua marca?

O Fundo de Vale é a principal via de desenvolvimento da cidade, iremos trabalhar intensamente para que o Fundo de Vale venha ser uma realidade, possibilitando que os bairros mais longínquos, como Ana Moura possa ter acesso livre ao centro de Timóteo.

mobilidade urbana é uma das prioridades. Vamos criar um corredor de mobilidade urbana, com um corredor sem interferências, sem sinalizações para ciclistas, para o transporte coletivo urbano, e para os pedestres que por ventura queiram fazer caminhada, ao longo do córrego do Ana Moura, e do córrego Timotinho.

 

Quer deixar algo mais?

Agradeço a Deus. Estou cheio de esperança. Sou uma pessoa destemida, sei o que está me esperando, e digo a todos os eleitores que podemos fazer muito mais com o que aprendemos nesse governo. As obras estruturantes já estão acontecendo, vamos investir muito mais na cidade e nas pessoas.

 

 

 SÉRGIO MENDES

sergio-mendes

 

 Quais são os três pilares de sustentação de sua plataforma de governo?

 Saúde – Segurança Pública – Emprego

A nova gestão implementada nesta área que passa atualmente por uma importante transformação é a Saúde Pública sendo o principal gargalo deste governo que está aí, e precisa de um reparo de urgência. Refazer a gestão de saúde. Reafirmo o compromisso de renovar o convênio do hospital Vital Brasil. Os problemas estão aqui, as pessoas sofrem aqui. Então temos que cuidar da saúde, retomar o projeto fim da fila. Meu compromisso é trazer de volta a efetividade de médicos, remédios, exames, e retomar a saúde pública para aqueles que estão precisando de cirurgias e estão há dois, três anos aguardando dentro de casa. Precisamos resolver essa demanda deprimida e ajustar a saúde pública.

Já para a Segurança Pública a retomada do programa Olho Vivo, monitoramento de câmeras, talvez em um método muito mais avançado do que o atual.  De bairro a bairro, rua a rua, a gente precisa retomar os pontos de segurança pública da cidade, além de fazer parcerias e convênios que sejam efetivos com a Policia Civil e Policia Militar, para dar a melhor segurança e sensação de segurança para a população. Pretendo ainda reforçar a vigilância patrimonial do município, adquirindo viaturas para que possam ser parceiros na segurança e no monitoramento da cidade.

Retomar o emprego, onde temos mais de 23% de desempregados na cidade.  Retomar os cursos de capacitação, capacitar a população através de oportunidades, cursos profissionalizantes, e ao mesmo tempo oferecer oportunidade de ingresso ao mercado de trabalho.

O novo distrito industrial neste ponto é a grande referência da nossa gestão, em um terreno já adquirido junto a APERAM, vamos implantar empresas em um formato ambiental e sustentável, que possa haver uma convivência com o meio ambiente e o desenvolvimento da cidade. A cidade precisa tomar estes rumos.

O você fez de tão relevante que o credencia ser prefeito de Timóteo?

Olhar para o passado e reconhecer os nossos erros. A Saúde foi o que fizemos de mais relevante na cidade. Quando fui prefeito, sai do governo deixando a saúde em dia, não tinha fila nas unidades de saúde. No meu governo tínhamos uma farmácia em cada posto médico. Tínhamos todos os profissionais trabalhando. Deixei também um sistema de endoscopia funcionando. Diminuímos a demanda de exames e cirurgias. Construímos uma casa de apoio em Belo Horizonte. Forneci transportes a todos os pacientes oncológicos, e os pacientes que fazem hemodiálise, deram uma condição de dignidade para o povo. A minha Saúde, me credencia para ser prefeito e a minha relação com o Senador Anastasia, com o ministro das Cidades Bruno Araújo, que pode me ajudar a fazer muito pela cidade, para retomar o desenvolvimento. O apoio do Geraldo Nascimento e do Lelé dão uma base política para consolidar as mudanças necessárias que a cidade precisa.

Qual a maior carência de Timóteo e como pretende resolvê-la?

É a Saúde Pública. Já ouvi pessoas que aguardam por um exame de sangue por muito tempo. Chegamos ao caos da saúde na cidade. E vou resolver o problema com gestão, com apoio dos servidores púbicos, com parcerias e dedicação dos profissionais da área que vamos fazer essa retomada. Se for preciso eu mesmo assumo a Secretaria de Saúde, para resolver esse problema crescente na cidade.

Há alguma obra ou ação que em caso de vitória nas urnas será sua marca?

Duas avenidas que vão resolver o problema de trânsito na cidade na questão da mobilidade urbana, que foi realizado no meu governo, foram protocoladas junto ao Ministério da Cidade em Brasília, que liga o bairro Ana Moura até o Fundo de Vales, passando pelo Centro até o Olaria.

E outra avenida que desce da regional Sul do bairro São José até o bairro Olaria. Resolver um problema que temos que é o trânsito. Dar uma nova vida para o fundo de Vales.

Quer deixar algo mais?

Quero ser prefeito de Timóteo porque eu tive na prefeitura um pequeno tempo, pouco mais de um ano e oito meses, e hoje quero ter a oportunidade de fazer um mandado completo. Organizar a cidade, reestruturar o serviço como saúde, serviço de segurança pública, geração de emprego e renda e dá para cidade um novo tempo”, diz.

 

 

Douglas Willks

douglas-wilks

 

Quais são os três pilares de sustentação de sua plataforma de governo?

 Gestão – Saúde – Educação

Para montar nosso plano de governo de forma democrática, fizemos 36 reuniões com a comunidade e técnicos. Nosso plano está focado inicialmente na área de gestão. Entendemos que está é a área que a cidade está mais debilitada e automaticamente vai impactar sobre as demais. Não adianta ter boas ideias na educação, saúde se a cidade estiver comprando mais do que pode pagar. Vamos colocar as contas públicas em ordem.

Na Saúde vamos fazer aquilo que é básico. Colocar mais médicos, exames e remédios para a população. Entendemos que a saúde primária é fundamental.

Entendemos que a educação é fundamental para construir uma cidade. Investir na escola integral é de fundamental importância. Temos poucos alunos na rede municipal em tempo integral, vamos ampliar este número.

Nosso objetivo em ser prefeito foi em função de ao longo dos últimos oito anos, percebemos uma série de ações que os prefeitos que passaram estavam tomando, ao invés de ajudar, estavam prejudicando a cidade. Queremos implantar um modelo de gestão profissional, onde a cidade volte a crescer e se desenvolver.

O que você fez de tão relevante que o credencia ser prefeito de Timóteo?

Enquanto vereador nos dois mandatos nós tivemos projetos importantes aprovados e temos um mandato voltado para a fiscalização. Como presidente da Câmara, implementamos ações importantes para a cidade. Citamos alguns dos projetos, banimos o voto secreto na Câmara. Implantamos o portal da transparência. Implantamos um modelo de gestão e valorização com o servidor público para que as contas ficassem em dia.

Qual a maior carência de Timóteo e como pretende resolvê-la?

A Saúde, é a principal reclamação dos moradores. Tudo isso é um reflexo de uso da máquina pública, que foi usada para fins políticos.  A questão da Segurança Pública e da Geração de Empregos e Renda que deve ser enfrentado de frente. Não podemos continuar reféns de uma única grande empresa, sustentando todas as famílias da nossa cidade. Hoje infelizmente a Prefeitura diretamente é o maior empregador. É um sinal que as coisas não vão bem. Precisamos valorizar as pequenas empresas, as pessoas que são empreendedoras e fortalecer a questão do distrito industrial que não é uma prioridade.

Há alguma obra ou ação que em caso de vitória nas urnas será sua marca?

Um novo Distrito Industrial, fortalecer o que já existe. E vamos concluir as obras do tratamento de esgoto.

Quer deixar algo mais?

Entendemos que a cidade não pode ser administrada por amadores. Entre todos os candidatos presentes a quem temos muito respeito, sou o único que preparou tecnicamente para ocupar o cargo. Sou o único formado em Administração de Empresas pelo Unileste-MG e Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com pós-graduação em Gestão Empresarial.

Nossa campanha é uma campanha simples, feita por voluntários, que entendemos que para mudar a forma de governar, é necessário também mudar a forma de chegar no Poder. As campanhas milionárias, fazendo promessas vazias, longe da realidade financeira e fiscal de nossa cidade, infelizmente mostram um modelo que não vai dar certo, que tem deixado a cidade parada nos últimos anos. Importante mudar a forma de governar.

  

 

Gentilin

gentilim

 

Quais são os três pilares de sustentação de sua plataforma de governo?

Saúde – Segurança Pública – Desenvolvimento Econômico

Os pilares para a cidade de Timóteo precisaria ser dez eixos prioritários para nortear a elaboração das políticas públicas. Três pilares são muito pouco. Destacaria a obrigação de cumprir com a saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento econômico e com as demais áreas sociais. Trataremos destas como prioridade e ainda destacaremos outras quatro com necessidade de urgência.

 O que você fez de tão relevante que o credencia ser prefeito de Timóteo?

A ação mais relevante é a Transparência, acesso a informação e controle social de tudo que gere na administração da cidade. A Internacionalização é um conceito com aplicação em várias áreas que traz recursos para a cidade. Eu tinha uma empresa e conseguir diversos contratos em negociação concreta para o município de Timóteo, mas fui barrado por falta de um administrador sério que queira trazer investimentos para o município. Falta de vontade e de dignidade dos políticos para melhorar a cidade que vivemos. O povo clama por dignidade, e falta de compromisso dos políticos com as necessidades do povo.

 Qual a maior carência de Timóteo e como pretende resolvê-la?

Ampliar e fazer alterações naquilo que o poder público deveria fazer e não faz. Esta é minha intenção hoje, fazer aquilo que a prefeitura deveria fazer e acrescentar aquilo que é preciso  melhorar. Essa política suja precisa ser mais transparente. Me envergonho da forma que eles fazem a política em Timóteo. Existe sim uma quadrilha de candidatos que está dentro da Prefeitura que nada se fazem para melhorar o nosso município. Todos falam de obras, pois político tem que produzir, político que não produz não é visto e nem lembrado. Me pergunto onde vai o dinheiro da arrecadação municipal que poderia está ampliando grandes obras, ampliando reforma de escolas dando uma qualidade ao esporte, nas quadras abandonadas.

 Há alguma obra ou ação que em caso de vitória nas urnas será sua marca?

Vamos construir um Centro Compulsório para resgatar as vidas destes jovens da nossa cidade que estão morrendo da dependência química, da violência. Nossos jovens estão morrendo por falta de incentivo de esporte, de cultura, de educação e de apoio do governo municipal. Pensamos em fazer muitas obras para benefício de toda a população. Nossa população se encontram descrentes em relação a possibilidade de crescimento econômico. De certa forma, é sim difícil crescer devido a ignorância e total desconhecimento em relação as possibilidades do incentivo governamental a pretensos empreendedores.

Quer deixar algo mais?

Nossa cidade precisa de novidade. Eu estou aqui para fazer a diferença. Um novo rumo para Timóteo.