Sessenta estudantes e recém-graduados dos cursos de engenharia, administração, arquitetura, design e informática apresentaram projetos sustentáveis à banca examinadora composta pelo vice-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, pelo Gerente SEBRAE Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes, pelo Diretor da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração), Geraldo Arruda Maia, pelo Coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção da Faculdade Pitágoras, Gilson de Souza Santos e pelo Analista de Controle de Qualidade da WR Construtora, Isná Figueiredo de Castro Neto.
Flaviano Gaggiato, vice-presidente Regional da FIEMG Vale do Aço, parabenizou a dedicação dos participantes e desejou sucesso. “A indústria precisa de pessoas assim como vocês, dispostas a inovar com foco na competitividade e sustentabilidade. Não tenham dúvida de que o Programa, além de os ajudar a pensar um pouco ‘fora da caixa’, entender qual é a dor do mercado e propor soluções para aquele setor específico que está sendo trabalhado, refletirá no comportamento e atitudes empreendedoras de cada um”, declarou.
Oferecido gratuitamente pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL e SENAI, em parceria com o SEBRAE/MG e a FAPEMIG, com carga horária de 99 horas, distribuídos em oito semanas, o Programa visa desenvolver comportamentos e atitudes empreendedoras. A metodologia do curso engloba encontros presenciais com mentorias técnicas e de negócio, feedback e bancas de avaliação.
O gerente SEBRAE Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes, agradeceu a parceria do Sistema FIEMG e destacou a importância do Engenheiro Empreendedor. “Foram quase 100 horas de conteúdo e de materialização de ideias. Tenho certeza que todos os projetos apresentados terão impacto positivo no Vale do Aço, elevando o nosso padrão tecnológico”, pontuou.
Para o administrador, Nicolas Silva, o Programa além de ser um diferencial curricular, agregará em suas competências comportamentais. “O Programa me ensinou a ser mais seguro. Não tenho mais medo de errar, pois sei que é a chance de mudar, de pivotar, como dizia o consultor Osmar”, e completa: “Não tenho ainda a ideia que vai mudar o mundo, mas tenho a certeza que sou um profissional mais seguro, disposto a me reinventar a cada dia e conhecedor de todo meu potencial”, concluiu um dos integrantes do projeto “Safe”, 3º colocado.
Classificação:
1º lugar – Econfort Shower
2º lugar – Safework
3º lugar – Safe
4º lugar – Aplica Rápido
5º lugar – Minas Vale Energia
6º lugar – ToDestine
7º lugar – Ecocooler
8º lugar – Concretizar
9º lugar – Opentop
10º lugar – Mobilidade Soluções Logísticas – MSL