O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, esteve na Cenibra, nesta terça-feira, 14, para reestabelecer a parceria e o investimento da empresa nos Fundos para Infância e Adolescência (FIA) e Fundo Nacional do Idoso (FNI) em Fabriciano.
Participaram da reunião, além do prefeito, a Secretária de Governança Social, Patrícia Dias e o Vereador Cristiano do Cais (PV), que é da base aliada ao prefeito e dirige uma das maiores instituições filantrópicas do Estado, a Casa de Artes e Inclusão Social, Cais. Dr. Marcos destacou o importante papel social e econômico da Cenibra no cenário nacional e do Vale do Aço e afirmou a importância de investimentos como esses para a transformação da cidade. “A transformação de uma realidade social vem da educação. Por isso, pretendemos retomar essa parceria que foi muito importante no passado”, disse.
O prefeito assinou um termo de adesão ao Projeto Conselho Eficaz do Instituto Cenibra, em parceria com a ABA, Associação Beneficente Ágape. O projeto atua na potencialização dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente através de cursos, seminários, oficinas, simpósios de formação para conselheiros, agentes públicos e sociais e operadores dos direitos da Criança e do Adolescente. Para a Secretária de Governança Social, Patrícia Dias, “a questão da capacitação é uma estratégia fundamental para o fortalecimento das entidades na preparação de todo esse processo de organização da sociedade civil”.
Contribuição
Por meio de deduções nos valores devidos da declaração do Imposto de Renda, pessoas físicas e jurídicas podem destinar de 1 a 6% do valor total do IR para o FIA e, também, para o FNI municipal. Essa verba é administrada pela Secretaria de Governança Social e beneficia diversos projetos sociais que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de programas de destinados aos idosos, no caso do FNI. Os recursos são aplicados exclusivamente nestas áreas com monitoramento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e do Conselho dos Direitos do Idoso.
Para contribuir com os fundos municipais é muito simples. Pessoas Físicas que optarem pelo modelo completo da declaração de IR podem destinar até 6% do valor do imposto devido para as doações. Já as Pessoas Jurídicas podem deduzir até o limite de 1% do imposto calculado pelo lucro real. O montante doado durante o ano-base da Declaração de Imposto de Renda deverá ser informado no campo “Doações Efetuadas” no programa de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda.