Implantada pelo padre Deolindo Coelho, a Semana Santa Tradicional da Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano acontece desde 1946. O religioso chegou na época em que a instituição religiosa local era o “Curato de São Sebastião”, subordinada à Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, de Antônio Dias. Padre Deolindo veio, trazendo um modelo tradicional de atividades religiosas, de inspiração no barroco mineiro. A principal dessas atividades, foi sem dúvida a Semana Santa, que inclui o Teatro da Paixão de Cristo.
Para organizá-la, o religioso reuniu as lideranças da comunidade e juntos traçaram um cronograma de trabalho que solidificou numa Semana Santa ricamente elaborada. Foram compradas as vestes e as indumentárias necessárias.
As imagens: Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores e Senhor Morto, foram doadas por Joaquim Alves Júnior, um executivo da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. Correu nas redondezas um livro de doações, que arrecadou dinheiro suficiente para a compra de outros objetos, desde cruz processional e lanternas, até os andores e o esquife para o Senhor Morto.
Assim a Semana Santa já começou grandiosa. Em 1946 foram realizados todos os ritos e procissões. O Teatro da Paixão foi realizado de forma tímida limitando-se a poucas cenas, concluídas com o descendimento da Cruz seguido da procissão do enterro.
A ACECIVA – Associação Cultural -, em parceria com a Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano, realiza mais uma edição do TEATRO PARA O POVO (Teatro da Paixão de Cristo), na sexta-feira santa (15), às 19h, na Praça da Estação, centro da cidade.
O espetáculo, com produção e estrutura profissionais, conta com atores da comunidade e figurinos de alto padrão. O evento é patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura-FEC, Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Fabriciano, Aperam, Revista Caminhos Gerais, Rádio Educadora, Cremac e Tv Uni.
A Coordenação Geral é de Amir José de Melo – Direção: Roberto Iokel do Nascimento, Gilson Magno e Edilene Verany Machado – Figurinos: Kenedy Luiz da Costa – Iluminação: Ademir José Venil da Silva – Apoio Teatral: Ailton Avelino – Maquiagem: Maria Efigênia Cirilo (Salão de Beleza Fifi) Maria José Medeiros Dias Melo
Participação especial:
Alunos e professores do Teatro Universitário do Unileste.
Alunos e professores da Escola Estadual Professor Padro Calmon.