Paixão de Cristo será encenada na sexta feira em Cel. Fabriciano

O show será na véspera do aniversário de 58 anos de Ipatinga
Zé Felipe fará show na Arena Mill, em Ipatinga
14 de abril de 2022
Alecrim
Espaço Alecrim com agenda extensa no fim de semana prolongado
14 de abril de 2022

Paixão de Cristo será encenada na sexta feira em Cel. Fabriciano

A Semana Santa Tradicional da Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano acontece desde 1946

A Semana Santa Tradicional da Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano acontece desde 1946

Implantada pelo padre Deolindo Coelho, a Semana Santa Tradicional da Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano acontece desde 1946. O religioso chegou na época em que a instituição religiosa local era o “Curato de São Sebastião”, subordinada à Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, de Antônio Dias. Padre Deolindo veio, trazendo um modelo tradicional de atividades religiosas, de inspiração no barroco mineiro. A principal dessas atividades, foi sem dúvida a Semana Santa, que inclui o Teatro da Paixão de Cristo.

Para organizá-la, o religioso reuniu as lideranças da comunidade e juntos traçaram um cronograma de trabalho que solidificou numa Semana Santa ricamente elaborada. Foram compradas as vestes e as indumentárias necessárias.

As imagens: Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores e Senhor Morto, foram doadas por Joaquim Alves Júnior, um executivo da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. Correu nas redondezas um livro de doações, que arrecadou dinheiro suficiente para a compra de outros objetos, desde cruz processional e lanternas, até os andores e o esquife para o Senhor Morto.

Assim a Semana Santa já começou grandiosa. Em 1946 foram realizados todos os ritos e procissões. O Teatro da Paixão foi realizado de forma tímida limitando-se a poucas cenas, concluídas com o descendimento da Cruz seguido da procissão do enterro.

A ACECIVA – Associação Cultural -, em parceria com a Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano, realiza mais uma edição do TEATRO PARA O POVO (Teatro da Paixão de Cristo), na sexta-feira santa (15), às 19h, na Praça da Estação, centro da cidade.

O espetáculo, com produção e estrutura profissionais, conta com atores da comunidade e figurinos de alto padrão. O evento é patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura-FEC, Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Fabriciano, Aperam, Revista Caminhos Gerais, Rádio Educadora, Cremac e Tv Uni.

A Coordenação Geral é de Amir José de Melo – Direção: Roberto Iokel do Nascimento,  Gilson Magno e Edilene Verany Machado – Figurinos: Kenedy Luiz da Costa – Iluminação: Ademir José Venil da Silva – Apoio Teatral: Ailton Avelino – Maquiagem: Maria Efigênia Cirilo (Salão de Beleza Fifi)  Maria José Medeiros Dias Melo

 

Participação especial:

Alunos e professores do Teatro Universitário do Unileste.

Alunos e professores da Escola Estadual Professor Padro Calmon.