VALE anuncia investimentos durante Reunião da Agenda de Convergência

Ana Luíza Barcelos, pediatra da Usisaúde, ressalta como a estação afeta crianças com doenças respiratórias
Chegada do outono aumenta as chances de infecções e crises respiratórias
2 de abril de 2024
Público-alvo terá 21 milhões de aposentados e 700 mil alunos do Prouni  - Fernando Frazão - Agencia Brasil
Programa de passagens aéreas acessíveis deve sair nas próximas semanas
5 de abril de 2024

VALE anuncia investimentos durante Reunião da Agenda de Convergência

A obra do viaduto que dará acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço terá início nos próximos dias com geração de aproximadamente 80 postos de trabalho

A obra do viaduto que dará acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço terá início nos próximos dias com geração de aproximadamente 80 postos de trabalho

A construção do viaduto que garantirá acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, programada para iniciar no mês de abril foi anunciada pelo Gerente-geral de implantação de obras da Vale, Marcello Puzziello, na noite dessa terça-feira, 02/04, durante a 57ª Reunião da Agenda de Convergência para o Desenvolvimento do Vale do Aço, na FIEMG.

As obras fazem parte dos compromissos assumidos na renovação da concessão ferroviária. Segundo Puzziello, a previsão é que o viaduto seja inaugurado em dezembro deste ano. “As obras, que começam este mês, permitirão que o acesso ao Aeroporto do Vale do Aço seja mais rápido ao mesmo tempo em que aumentarão a segurança das pessoas, reduzindo o contato com a área operacional da ferrovia.  A construção vai ser responsável pela geração de aproximadamente 80 postos de trabalho no pico das obras. A prioridade, como em todas as nossas obras, é para contratação local”, disse.

Também será criada uma rotatória, com o objetivo de contribuir para a organização do trânsito. Durante o período de obras, os motoristas continuarão utilizando a passagem em nível no Distrito Industrial para acesso ao aeroporto. O viaduto terá 81 metros de extensão, será equipado com uma pista de veículos para cada sentido e calçada para pedestres. O acesso será por meio da Avenida Vito Gaggiato, no Distrito Industrial.

“Estamos vivendo um momento muito importante no Vale do Aço com relação ao aeroporto que é uma das principais alternativas de fomento do desenvolvimento regional. Esse viaduto que dará um novo acesso, além de proporcionar mais agilidade e segurança aos usuários, será fundamental para viabilizar, por exemplo, o terminal de contêiner que será implementado futuramente”, pontuou Luciano Araújo, Coordenador do eixo Infraestrutura da ACVA.

Na oportunidade, Araújo parabenizou a Vale pela agilidade da obra e agradeceu as lideranças da Agenda pelo empenho. “Nosso agradecimento às lideranças da Agenda de Convergência que contribuíram para que essa obra fosse viabilizada. Todas as lideranças ficaram impactadas positivamente com a agilidade da obra, um investimento de cerca de R$50milhões  que movimentará a economia da região e que será executada a curto prazo”, finalizou.

Bruno Morato, Prefeito de Santana de Paraíso, falou que a construção do viaduto é um antigo sonho do Vale do Aço. “É uma obra de impactos regionais e que prepara o nosso aeroporto para um plano de expansão, que é um outro trabalho de articulação que estamos fazendo. A prefeitura de Santana de Paraíso fará a ligação do viaduto com o aeroporto para dar mais mobilidade e agilidade, além de toda a iluminação.2024 será um ano de muitas melhorias para o Aeroporto Regional do Vale do Aço”, garantiu.

 

Melhorias em Infraestrutura

Além do viaduto, o Gerente-geral anunciou melhorias na infraestrutura da região como a passarela entre os bairros Horto, em Ipatinga, e Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, que está em fase de conclusão.

Em dezembro do ano passado, a Vale construiu passarelas para pedestres em Santana do Paraíso e Timóteo.“A Vale segue realizando obras que aumentam ainda mais a segurança e a mobilidade urbana nas regiões por onde passa a ferrovia, como viadutos rodoviários, passarelas, muros de proteção, além da instalação de cancelas automáticas”, endossou Puzziello.

João Batista Alves que assumiu recentemente a presidência da FIEMG Regional Vale do Aço, reforçou a importância da Vale para a região e para o país. “A Vale é muito importante para a economia do Brasil, com presença significativa na indústria da mineração. Nosso reconhecimento e agradecimento pelos investimentos hoje apresentados que contribuirão para o desenvolvimento sustentável da região”, concluiu.

Acompanhe os projetos de Infraestrutura e demais eixos da Agenda de Convergência do Vale do Aço no site www.agendadeconvergenciamg.org.br