Workshop aborda história do Patrimônio Cultural de Ipatinga

Em pauta manutenção e concessão da rodovia - Fotos: Aline Alves
Superintendente do DNIT debate Duplicação da BR-381 com lideranças da Agenda de Convergência do Vale do Aço
29 de setembro de 2023
Apesar da vigência imediata do decreto, a vedação do tráfego se dará a partir de 1º de novembro
Timóteo veda tráfego de veículos pesados
29 de setembro de 2023

Workshop aborda história do Patrimônio Cultural de Ipatinga

Ministrada pela historiadora especialista em Gestão do Patrimônio e produtora cultural Leila Cunha

Ministrada pela historiadora especialista em Gestão do Patrimônio e produtora cultural Leila Cunha

No próximo sábado (30/09),  às 14h, no Centro de Memória Usiminas, será promovida mais uma sessão do Workshop Encontro com a Memória, que propõe conhecer, se apropriar e multiplicar a história do Patrimônio Cultural de Ipatinga. A atividade é parte do projeto Pedra Mole Estação das Artes – Ano II, viabilizado com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, realização do Grupo Teatral Boca de Cena, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Ministrada pela historiadora especialista em Gestão do Patrimônio e produtora cultural Leila Cunha, a oficina visa inspirar outras práticas pedagógicas que possibilitem a valorização e conscientização sobre a importância de nossas raízes para a preservação histórica e fortalecimento das nossas identidades.

De olho no Projeto Investigando Ipatinga do Colégio São Francisco Xavier, a pedagoga Fabiana Luciana Arantes Dutra, que trabalha na instituição de ensino, participou do Workshop no último sábado (23/09) juntamente com outras três educadoras. “Tivemos um momento de aprendizado maravilhoso, que permitiu apresentar mais da história de Ipatinga para a equipe pedagógica. Vai contribuir muito na condução do projeto com nossos alunos de 3º ano, incentivando-os a preservar os patrimônios históricos da nossa cidade”, detalhou Fabiana.

As inscrições para o Workshop de Educação Patrimonial são gratuitas e podem ser feitas pelo whatsapp do projeto Pedra Mole (31)97148-0422, com Rodolfo Bello.

 

Retrato de Trem

Durante o encontro, também é apresentada a intervenção “Retrato de Trem”, que narra as vivências em torno da construção da Estação Ferroviária de Pedra Mole. No elenco Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luis Yuner e Mari Antonacci, com direção artística de Claudinei de Souza e direção geral de Marilda Lyra.

Em novo formato, o projeto Pedra Mole Estação das Artes é realizado no Centro de Memória Usiminas, com uma adaptação cenográfica com imagens da Estação, enquanto o acesso às Ruínas da Estação Pedra Mole continua suspenso.

 

SERVIÇOS

Projeto Pedra Mole Estação das Artes – Ano II

Workshop Encontro com a Memória –  30/9 (sábado), 14h

Local: Centro de Memória Usiminas (Rua Antares 950, Bairro Castelo, Ipatinga/MG)

Inscrições gratuitas pelo whatsapp do projeto Pedra Mole, de segunda a sexta: (31) 97148-0422.