Timóteo sediará Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023

Cliente poderá solicitar uso do nome social nos talões - Foto: Arquivo Agência Brasil
Para maior segurança, cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro
8 de maio de 2023
Todos os Valentes ganharam medalhas e teve premiação para as equipes melhores colocadas no Trekking de regularidade
WR realiza para os “valentes”
9 de maio de 2023

Timóteo sediará Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023

Um dos maiores eventos paralímpicos do calendário nacional chega em Timóteo

Um dos maiores eventos paralímpicos do calendário nacional chega em Timóteo

A cidade de Timóteo irá sediar, pela primeira vez, o Festival Paralímpico Loterias Caixa, um evento que promove a “experimentação esportiva de forma lúdica entre crianças com e sem deficiência”. O evento, que será realizado pela APAE de Timóteo, em parceria com a Subsecretaria Municipal de Esporte, acontecerá em duas etapas: a primeira, dia 20 de maio de 2023, sábado, de 08h a 12h, na Praça 1º de Maio e a segunda etapa, dia 23 de setembro de 2023, em local a ser definido. Participarão alunos da rede pública de Timóteo, Coronel Fabriciano e das APAE´s de ambas as cidades.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, divulgou os 120 municípios brasileiros selecionados para sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 – ação que promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, para pessoas com deficiência. O Festival tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência. A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. Interrompido na pandemia, em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. Já em 2022, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades, de todo o pais. Logo, a expectativa para as duas edições deste ano é muito grande e de crescimento dos números a serem alcançados. Com a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro, o evento foi selecionado para ser executado pela primeira vez em Timóteo, com o protagonismo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e apoio da Subsecretaria Municipal de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação de Timóteo.

Segundo o Subsecretário Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Professor Cláudio Gualbertto, trata-se de um dos maiores e mais destacados eventos nacionais destinados para a inclusão da pessoa com deficiência e que acontecerá simultaneamente em todo o Brasil, nos dias 20 de maio e 23 de setembro de 2023. Ainda segundo o gestor municipal e um dos responsáveis pelo credenciamento do Município, todas as 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal – receberão o Festival em 2023, sendo que em Minas Gerais, além de Timóteo, o projeto acontecerá em apenas outros 14 municípios: Belo Horizonte, Uberlândia, Diamantina, Governador Valadares, Ituiutaba, Pará de Minas, Poços de Caldas, Três Corações, Uberaba, Varginha, Araxá, Ipatinga, Lavras e Montes Claros.