Prefeitura de Ipatinga inaugura primeira unidade da Escola do Futuro

Obras serão executadas nos bairros Vila Celeste, Bom Jardim, Bethânia, Veneza II, Limoeiro e Forquilha
Prefeitura de Ipatinga anuncia a execução de dez novos muros de arrimo em área de risco
21 de fevereiro de 2022
Em Bom Jesus do Galho, a AMMD atente cerca de 30 mães, entre moradoras da sede e da zona rural - Fotos: Eduardo Galetto
AMMD em campanha pelo fortalecimento da organização
6 de março de 2022

Prefeitura de Ipatinga inaugura primeira unidade da Escola do Futuro

Um amplo polo de Educação em Tempo Integral, contando com aulas de robótica e mecatrônica, além da Escola Mágica, são mais de mil alunos atendidos

Um amplo polo de Educação em Tempo Integral, contando com aulas de robótica e mecatrônica, além da Escola Mágica, são mais de mil alunos atendidos

Mais um importante passo para fazer da educação de Ipatinga uma referência nacional, objetivo prioritário anunciado pela atual gestão do município desde o início do mandato, foi dado nesta sexta-feira (4), com a inauguração da Escola do Futuro. A moderna unidade de ensino, que será um polo para a Educação Integral, contará com aulas de robótica, mecatrônica e também com a Escola Mágica, projeto idealizado pelos ilusionistas Henry Vargas e Klauss Durães e criado pelo Instituto de Cultura Brasileira (ICB) com o objetivo de potencializar o aprendizado nas salas de aulas.

O espaço fica localizado no bairro Jardim Panorama, onde funcionava a Escola Técnica Vale do Aço. São mais de 20 salas de aula, laboratórios, pátio, quadra esportiva e uma ampla estrutura que agora se soma aos polos de Tempo Integral já existentes no município, como o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza; Unidade Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral (UCEPAI), na Forquilha, e o Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza (CENAM), no bairro Novo Cruzeiro. A rede de suporte atende mais de 7 mil alunos em regime integral.

“É muito gratificante participar de um momento como este, principalmente por significar também a recuperação de um equipamento tão grandioso e que se encontrava ocioso. Em um trabalho conjunto com as secretarias municipais de Educação (SME) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), usaremos o espaço da antiga Escola Técnica Vale do Aço para incremento da Escola do Futuro, uma unidade vanguardista e pautada nos melhores padrões de ensino do país. Nossas crianças da rede municipal de ensino ganham mais um polo de Educação em Tempo Integral com características diferenciadas, desta vez com aulas de mecatrônica, robótica, teatro e, ainda, a tão renomada Escola Mágica. Mais: a unidade abrigará também cursos de capacitação técnica com a Qualitec”, enumerou o prefeito Gustavo Nunes.

O secretário de Governo de Ipatinga, Roberto Soares, também enfatizou a importância do equipamento para o município. “Entregar um projeto tão grandioso como este é, sem dúvida alguma, a maior realização da administração municipal nesse momento. Em pouco mais de um ano de governo conseguimos romper barreiras históricas e realizar ações importantes nas mais diversas áreas, mas neste caso digo que se trata de algo especialmente relevante, pois estamos investindo em quem realmente vai construir o futuro dessa cidade. Até por isso mesmo, após várias horas de ‘brainstorming’ (tempestade de ideias), o nome que sempre vinha à cabeça era Escola do Futuro. Espero que esta seja a primeira de muitas outras que virão”, disse.

A unidade atenderá inicialmente um total de 1.040 alunos. Eles passarão a ter acesso aos conteúdos especiais oferecidos pelo município e ainda com direito a alimentação adequada, como já é oferecido nas demais estruturas que funcionam em Tempo Integral no município.

 

Apresentações no Parque Ipanema

Os ilusionistas Henry Vargas e Klauss Durães apresentaram, na quinta (3) e sexta-feira (4), recortes da Escola Mágica para alunos e professores da rede municipal de ensino. Eles também se apresentarão no principal cartão postal da cidade, o Parque Ipanema, neste sábado (5), às 20h, e domingo (6), às 19h30.

“Nos últimos dias, tivemos o prazer de receber os idealizadores da Escola Mágica, para mostrar um pouco do projeto para os nossos alunos e também para os professores. A Escola do Futuro é mais um passo para a modernização da nossa educação, e em breve teremos novos polos, como é meta do governo. Esperamos contar sempre com a parceria de Henry Vargas e Klauss Durães, em cada polo de Educação Integral que abrirmos”, enfatizou a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.

O ilusionista Klauss Durães também ressaltou a importância da parceria da Escola Mágica com o município. “Ipatinga é uma cidade que está preocupada em modernizar o ensino, para que as crianças e adolescentes possam estar mais preparados como pessoas e profissionais. É uma cidade que está em desenvolvimento constante na educação, pois entendeu que isso pode transformar positivamente o seu futuro. A cidade escolheu implantar o projeto Escola Mágica por realmente estar comprometida com a revolução do sistema de educação e, para nós, é sempre um prazer caminhar ao lado de cidades assim”, concluiu.