Cortada pela LMG 760 e BR 381, Jaguaraçu se prepara para oportunidades que estão por vir

Sem Reservas se alimenta e se refresca no Açaí Fruit Show
Sem Reservas visita Açaí Fruit Show
11 de janeiro de 2022
A situação de anormalidade é aplicável apenas às áreas de  intempéries
Município de Timóteo decreta situação de emergência em função dos danos causados pelas chuvas
11 de janeiro de 2022

Cortada pela LMG 760 e BR 381, Jaguaraçu se prepara para oportunidades que estão por vir

Jaguaraçu é o segundo município da Série de Reportagens 
sobre Desenvolvimento Econômico do Vale do Aço

Jaguaraçu é o segundo município da Série de Reportagens sobre Desenvolvimento Econômico do Vale do Aço

O jornal O Informante lança a segunda matéria da Série de Reportagem sobre Desenvolvimento Econômico no Vale do Aço  a partir do avanço de duas obras que vão mitigar o maior gargalo do Vale do Aço, a pavimentação da LMG 760 e a duplicação da BR 381. Nessa edição o município visitado foi Jaguaraçu, que tem uma particularidade importante, está à margem das duas rodovias.

Em entrevista com o prefeito Márcio Lima, vários temas foram abordados, entre eles, planejamento e ações já em curso para atração de investimentos e fortalecimento das vocações da cidade.

 

Investimentos

Atrair indústrias é o grande objetivo de boa parte dos gestores, pois gera emprego, renda, movimenta a economia e promove incremento nos tributos, que podem ser revertido em benefícios à população. O Estado de Minas Gerais vem batendo recorde de investimentos e atração de empresas, mas o Vale do Aço ainda está à margem dos grandes investimentos.

“Quando falamos em avanços na infraestrutura dessas rodovias, falamos em desenvolvimento logístico, e todo mundo quer estar bem localizado em uma área que facilite o escoamento da produção e a chegada de produtos e matéria prima. E isso nos favorece, porque tanto a MG 760, como a BR 381, passam pela cidade”, lembra Márcio.

O prefeito destacou esforços para atrair novas empresas, como o protocolo de intenção junto ao governo do estado para instalação da cervejaria Heineken, mas a concorrência está grande.

“Um dos motivos de termos ido à capital essa semana foi justamente atrair investimentos. Já tivemos conversas com o governador Romeu Zema, e também com o deputado federal que representa o município para interceder e articular visando atrair empresas pra cá. Temos potencial e nossas áreas são favoráveis para investimentos. Aqui se instalou nas margens da BR 381 o Frigorífico Paladar, a Pedreira e temos ainda muito espaço. Nessa viagem inserimos Jaguaraçu entre os municípios que postulam ser sede da Cervejaria Heineken, além de estar na margem da BR 381, temos outro grande atrativo que é a qualidade da nossa água, fundamental para produção de cerveja”, lembra.

O prefeito Márcio Lima, apresenta projeto para potencializar vocação de Jaguaraçu e aproveitar as oportunidades em vista

O prefeito Márcio Lima, apresenta projeto para potencializar vocações de Jaguaraçu e aproveitar as oportunidades

 

Identidade

Uma cidade bucólica, com clima de montanha, povo hospitaleiro e eventos de qualidade, essas são algumas das características inerentes ao município. De acordo com o prefeito, ele vai tentar promover mais desenvolvimento a partir dessa identidade.

“Tivemos algumas programações no aniversário do município (12-12), mas para 2022 vamos intensificar. Estamos elaborando um planejamento estratégico para os próximos anos para fomentar mais o turismo através de eventos culturais, gastronômicos, além dos já tradicionais, como a cavalgado e festas religiosas, por exemplo. Vamos crescer muito nesse sentido”, afirma Márcio.

 

Turismo e PERD

O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) passa por relevantes investimentos, o que poderá incrementar o turismo em toda região. Entre as três opções terrestres de acesso ao Parque, duas passam por Jaguaraçu: uma através do Lavrinha e outra pela sede do município, que também é acesso para quem vem de Belo Horizonte. Esse contexto poderá abrir possibilidade e investimentos como pousadas, hotel fazenda, restaurantes, entre outros.

“Acreditamos que esses investimentos no Parque serão importantes para alavancar o turismo regional. E boa parte desses turistas vão passar na nossa porta, estamos nos preparando para isso”, salienta.

No ecoturismo e esporte de aventura Jaguaraçu também tem espaço para crescimento. “Aqui acontecem passeios ciclísticos, temos o pessoal que gosta de fazer a caminhada ecológica através das trilhas, as belezas naturais. A questão climática também é muito favorável. Temos convidado às pessoas que queiram inserir algum esporte de aventura na cidade, como voo livre, paraglider e outros”.

 

Setor imobiliário

Um dos setores que cresce consideravelmente no município é o imobiliário, o que também fomenta a construção civil.  O empresário Henrique Americano, um dos sócios da Casa Linhares Imóveis, que lidera uma grande equipe de corretores, destacou ter realizado muitas vendas no Lavrinha, distrito de Jaguaraçu e destaca as regularizações fundiárias.

“O Lavrinha é muito próximo a Timóteo, e está acontecendo aqui algo parecido ao que ocorre com Ipatinga e Santana do Paraíso. Tem muitas pessoas querendo investir em Jaguaraçu, seja para morar ou para montar negócio, porque a prefeitura está com a regularização fundiária dos terrenos mais avançada que os dois municípios vizinhos. Lá já tem um condomínio e estamos vendendo muitas chácaras ali perto. O prefeitura de Jaguaraçu está ajudando e incentivando a regularização, e isso é bom pra todo mundo, para o proprietário do imóvel e para o poder público, por melhorar sua arrecadação. Nesse aspecto, Jaguaraçu está um passo à  frente”, afirma Henrique Americano.

 

Organização territorial

Para atrair mais investimentos, o Plano Diretor é necessário a qualquer município.  É nele onde as regras ficam mais claras, e estão contemplados o Plano de Manejo e Lei de Uso e Ocupação do Solo, importantes instrumentos de regulamentação. Segundo Márcio Lima, há trabalhos para avançar nesse sentido.

“Jaguaraçu tem estudo do plano urbanístico da cidade. Em relação ao Plano Diretor, temos de fazer uma ampla discussão com a sociedade e com todos os atores que participam, para que não traga prejuízo à população, nem às questões ambientais e que seja atrativo do ponto de vista de investimentos. É importante para o futuro de Jaguaraçu e fundamental ser feito com responsabilidade.

 

Futuro

Foi perguntado ao prefeito o que a população local e dos municípios vizinhos podem esperam para os próximos anos, e ele respondeu. “Temos bons serviços prestados na saúde, educação e na qualidade de vida, somos referência de organização administrativa. Jaguaraçu tem potencial para investimentos e vamos à busca disso para crescimento do nosso município. A cidade vai ficar ainda melhor”, finaliza Márcio Lima.