Campanha do Setembro Amarelo tem como tema deste ano: "Agir Salva Vidas"
ANS faz alerta sobre efeitos da pandemia na saúde mental do brasileiro
10 de setembro de 2021
Fundação São Francisco Xavier celebra um ano de administração do Hospital e Maternidade Vital Brasil e apresenta balanço à comunidade
FSFX comemora um ano de administração do Hospital e Maternidade Vital Brazil em Timóteo
13 de setembro de 2021

CENIBRA celebra 48 anos

CENIBRA  tem como marca desenvolvimento em setores como econômico, social, ambiental e cultural

CENIBRA tem como marca desenvolvimento em setores como econômico, social, ambiental e cultural

Nesta segunda-feira, 13 de setembro, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. – CENIBRA completa 48 anos de existência.  Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, os tradicionais festejos com empregados e familiares, como o baile dos homenageados e o almoço de integração, não serão realizados.

“A CENIBRA completa 48 anos de fundação com a confiança renovada e a certeza de dias melhores. Mas pelas circunstâncias que estamos vivenciando, não poderemos realizar evento comemorativo em 2021, para evitar as aglomerações e, consequentemente, o aumento dos casos de contaminação pelo novo coronavírus”, disse o Diretor-Presidente, Kazuhiko Kamada, em mensagem aos empregados homenageados.

Perfil

Fundada em 1973, a Empresa pertence ao Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development – JBP, um grupo de empresas japonesas, tendo a Oji Holdings como principal acionista. Localizada no município de Belo Oriente, região leste do Estado de Minas Gerais, a Empresa tem capacidade de produção de 1.200.000 toneladas de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. Possui cerca de 8 mil empregados próprios e terceiros.

A celulose da CENIBRA está presente nos principais mercados, como Ásia (46%), Europa (41%), América do Norte (11%) e mercado interno (2%). O produto é utilizado na fabricação de papéis para fins sanitários, papéis especiais, para imprimir e escrever e papel cartão. Para atender seus clientes, a CENIBRA utiliza centros de distribuição e escritórios comerciais e de representação espalhados pela Ásia, Europa e América do Norte

A unidade industrial é abastecida com madeira de áreas próprias, arrendadas e madeira adquirida de pequenos produtores por meio do Programa Fomento Florestal (este último representou 16% da madeira consumida na indústria em 2020). O Programa Fomento Florestal está presente em 80 municípios mineiros.

Parcerias

Por meio do Instituto CENIBRA, a Empresa promove diversos projetos e ações sociais que priorizam o desenvolvimento integrado dos 54 municípios onde atua. Os Projetos contemplam as áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de trabalho e renda, resgate cultural, esporte e cidadania. Além dos projetos realizados, o Instituto apoia iniciativas da sociedade civil organizada.

A CENIBRA realiza uma série de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de seu negócio de maneira sustentável. A Empresa possui programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora, desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais e alinhados a padrões rigorosos de certificações ambientais.

Reconhecimento

Em 2021, a CENIBRA foi a grande vencedora na categoria “Melhor Empresa” do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, considerado o Oscar da ecologia brasileira por ser a maior premiação do País na área ambiental.

Os níveis crescentes de eficiência alcançados pela CENIBRA são frutos da capacitação constante e da alta qualidade de seus empregados. A Empresa desenvolve programas que oferecem oportunidades de crescimento e promovem o gerenciamento de talentos para assumir posições gerenciais e estratégicas. Essas iniciativas visam aumentar o nível de engajamento das equipes por meio da ampliação do autoconhecimento dos líderes, bem como o desenvolvimento de comportamentos mais eficazes para liderar.