FSFX comemora um ano de administração do Hospital e Maternidade Vital Brazil em Timóteo

CENIBRA  tem como marca desenvolvimento em setores como econômico, social, ambiental e cultural
CENIBRA celebra 48 anos
13 de setembro de 2021
Estudantes de Ipatinga brilham em competição de nível nacional
Estudantes de Ipatinga conquistam medalha de ouro na Olímpiada Nacional em História do Brasil
13 de setembro de 2021

FSFX comemora um ano de administração do Hospital e Maternidade Vital Brazil em Timóteo

Fundação São Francisco Xavier celebra um ano de administração do Hospital e Maternidade Vital Brasil e apresenta balanço à comunidade

Fundação São Francisco Xavier celebra um ano de administração do Hospital e Maternidade Vital Brasil e apresenta balanço à comunidade

Após um ano sob administração da Fundação São Francisco Xavier, o Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo (MG), celebra os resultados alcançados em benefício da comunidade. Desde que assumiu a administração do HMVB, em setembro de 2020, a FSFX tem promovido na unidade hospitalar o seu modelo de gestão, prestando uma assistência à saúde de excelência para a população de Timóteo e região.

Dentre os números apresentados estão mais de 25 mil atendimentos no Centro Obstétrico e Pronto-Socorro, 640 partos, 1765 cirurgias realizadas e aproximadamente de 4500 internações. Vale destacar que o Pronto-Socorro está em pleno funcionamento 24 horas, sete dias por semana, com atendimentos de urgência e emergência para toda a população.

Zelando por uma assistência humanizada, neste um ano, a Fundação proporcionou que milhares de atendimentos, consultas, cirurgias e partos, fossem mantidos, sendo a maioria destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que corresponde a cerca de 75% dos atendimentos do hospital.

“Neste período de administração do Hospital e Maternidade Vital Brazil, os resultados alcançados refletem a excelência da gestão da Fundação. Temos investido em melhorias em todos os processos, buscando oferecer à comunidade um tratamento de qualidade, digno e humanizado. Os resultados alcançados nos fazem acreditar na nossa visão de superar nossa forma de cuidar de todos, todos os dias, a cada momento, em todos os lugares”, comenta o Diretor-Presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Júnior.

Segundo a Coordenadora de Assistência do Hospital e Maternidade Vital Brazil, Alessandra de Sousa Andrade Martins, prestar um serviço de excelência na assistência à saúde é um compromisso de todos na unidade hospitalar. “Para atender a comunidade de toda a região, as equipes mantêm o foco constante entre conhecimento e acolhimento. Implementamos processos e investimos em constantes treinamentos para nossas equipes. Contamos com uma infraestrutura adequada e profissionais qualificados, que diariamente dão o seu melhor. Estamos muito felizes e motivados a oferecer, cada vez mais, um serviço de qualidade para as pessoas”, comenta.

O HMVB atua nas áreas de Internação; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto Geral e Covid; cirurgia geral, procedimentos de média complexidade, maternidade e apoio ao diagnóstico. Para isso, conta com uma equipe capacitada, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A infraestrutura conta com 85 leitos.

Algumas conquistas merecem destaque, como a ampliação do horário de atendimento para realização de exames de diagnósticos, incorporação tecnológica com os serviços de diagnósticos da FSFX dentro da unidade, com equipamentos de ultrassom, ecocardiograma, mapa e holter, eletrocardiograma e eletroencefalograma.

A Fundação São Francisco Xavier

A Fundação São Francisco Xavier, braço da Usiminas nas áreas de Saúde e Educação, é uma entidade beneficente de assistência social, reconhecida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. Atuando desde 1969, a FSFX conta com mais de 6.500 colaboradores e está presente em seis estados brasileiros. Administra cinco unidades hospitalares, em Ipatinga, Timóteo e Itabira (MG) e em Cubatão (SP), com uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança, além de contabilizarem mais de 70% de seus atendimentos feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação é responsável, ainda, pela operadora de Planos de Saúde Usisaúde, o Centro de Odontologia Integrada e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente – Vita. Na área de educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 3 mil alunos, da educação infantil à graduação.