Aulas presenciais são bem recebidas entre estudantes e instituições em Ipatinga

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Aulas presenciais são bem recebidas entre estudantes e instituições em Ipatinga

Na Escola Municipal Jaime Morais Quintão, localizada no bairro Jardim Panorama, assim como na demais escolas, o retorno acontece com  segurança e certa fluidez

Na Escola Municipal Jaime Morais Quintão, localizada no bairro Jardim Panorama, assim como na demais escolas, o retorno acontece com segurança e certa fluidez

Desde o decreto de n° 9.767, publicado pela prefeitura de Ipatinga, no dia 23 de julho, as instituições de ensino do município começaram a se movimentar em direção ao retorno das aulas presenciais. A novidade trazida pelo documento garante o fim da opção pelo formato 100% remoto, que era ofertado no primeiro semestre, cabendo aos estudantes e pais de alunos a decisão. A partir da resolução, somente têm direito de escolher  modalidade integral à distância, os alunos com algum tipo de comorbidade.

Concluído o recesso escolar de meio do ano, as atividades da rede municipal de ensino de Ipatinga foram retomadas no início do mês. O cronograma acelerado de vacinação no município permitiu com que as escolas e faculdades pudessem escolher de que maneira conseguiriam retornar com as atividades presenciais, respeitando cada contexto estrutural e os protocolos sanitários de segurança no combate contra a pandemia do novo coronavírus.

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Segundo a secretária de Educação da cidade, Patrícia Avelar, a autonomia sobre o funcionamento das atividades escolares pertence aos diretores e gestores de cada instituição, individualmente, desde que andem em conformidade com o padrão estabelecido pelo governo municipal. “Se a escola possui espaço suficiente para a ocupação total de alunos, respeitando o distanciamento, as aulas serão somente no formato presencial. Mas, caso não possua, o formato semipresencial será mantido, contudo sem a opção pelo ensino somente na forma remota. Significa que em algum momento os alunos terão que ir à escola presencialmente, com exceção somente para aqueles que possuem comorbidades e pertencem a algum grupo de risco”, explica.

A diretora da Escola Municipal Jaime Morais Quintão, localizada no bairro Jardim Panorama, Cida Moura, recebeu a mudança com entusiasmo, garantindo que o recomeço tem na segurança, a palavra chave: “Para nós, é de grande importância que as aulas voltem ao formato presencial. Hoje temos aqui cerca de 65% de nossos alunos, com todos os protocolos e distanciamento sendo seguidos à risca”, conta.

No que tange ao segmento educacional, a rede de ensino superior foi uma grande afetada pela pandemia da Covid-19, gerando mudanças significativas no paradigma relacional entre o estudante e ofertante da educação. Este retorno para o ‘novo normal’, simboliza o começo de um novo momento marcado por novidades a serem incorporadas no cotidiano.

Na Faculdade Pitágoras, as aulas retornaram na última segunda (16),  seguindo os decretos estaduais e municipais e respeitando os protocolos sanitários do setor da Educação. Com o objetivo de preservar a saúde dos estudantes e professores, a marca garante obedecer um  rígido protocolo de segurança, com higienização, medidas de proteção e distanciamento, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre essas medidas estão: uso obrigatório de máscaras, checagem de temperatura, disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos e tapetes desinfetantes na entrada dos ambientes. A unidade prevê ainda maior distanciamento entre alunos nas salas de aula, clínicas e laboratórios, além da readequação dos intervalos e espaços coletivos para evitar aglomerações. A Pitágoras comunicou aos alunos sobre o retorno das atividades presenciais por meio dos seus canais oficiais de comunicação, assim como todos os protocolos e medidas preventivas. Em caso de dúvidas, os coordenadores de cursos estão à disposição dos alunos para os devidos esclarecimentos.

Para as atividades práticas, a Faculdade Pitágoras informa ao jornal O Informante, que foi criado, desde março de 2020, um cronograma para a realização das atividades seguindo todos os protocolos de segurança cabíveis. As aulas práticas nas clínicas de psicologia, fisioterapia, odontologia e nutrição não foram suspensas, uma vez que se enquadram na categoria de serviços essenciais. Todas as clínicas passaram por adequações para atender os protocolos de biossegurança, com a instalação de dispensers com álcool em gel, tapetes desinfetantes, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras e atendimentos agendados. A faculdade também disponibilizou aos alunos e professores todos os EPI’s necessários, como luvas, máscaras, toucas, lenços e aventais descartáveis.

Segundo a estudante do sexto período em Enfermagem, Isabella Oliveira, o período pandêmico foi de muita dificuldade na tentativa de se adequar ao paradigma do EAD. Ela destaca que em seu caso, a presença na sala de aula exerce um fator decisivo na hora de absorver os conteúdos do seu curso. “Pra mim não tem nem comparação. Tenho muita dificuldade de concentração, tenho que sentar na primeira carteira da sala sempre pra não desviar a atenção. Então quando a aula era online eu tinha absolutamente tudo desviando minha atenção. TV, irmã gritando e entrando no quarto, mãe chamando pra jantar, celular entre outras coisas. Pra mim foram semestres que me fizeram sentir frustrada, desanimada e desmotivada”, desabafa.

Apesar de todos os empecilhos, Isabella ainda acredita que pode dar a volta por cima no período restante de faculdade, dedicando-se totalmente às aulas in loco. “Sinto que não fiz o suficiente e estou tentando ‘recuperar’ as matérias agora que as aulas voltaram”, destaca.

 

Reflexos de 2020

O Informante também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Faculdade Única, que retornou com as atividades presenciais no dia (4), e que teve que se ajustar à nova realidade imposta pela pandemia, com todas as suas restrições e peculiaridades, a fim de oferecer para o grande fluxo de estudantes e colaboradores segurança, e, ao mesmo tempo, podendo dar continuidade aos cursos ofertados.

Para se adaptar ao período pandêmico, de março de 2020 a julho de 2021, as aulas presenciais na Única passaram a serem ofertadas na modalidade remota, por meios tecnológicos da informação e comunicação. Diversas atividades acadêmicas foram repensadas para atenderem a essa nova realidade. Alguns colaboradores passaram a trabalhar de home office e diversas reuniões acadêmicas passaram a ser realizadas de forma on-line. Além disso, a instituição passou a aferir a temperatura de todas as pessoas ao entrarem na faculdade; exigir o uso de máscara em suas dependências; a orientar sobre a importância da higienização correta das mãos; a disponibilizar álcool em gel em diversos pontos da dependência da faculdade; a orientar a respeito de protocolos de distanciamento social e intensificar a higienização dos ambientes.

De acordo com a assessoria de imprensa da Única, as inúmeras adaptações provocadas pela pandemia exigiram de todos diversas mudanças de mentalidade e de comportamento, sendo que, muitas dessas mudanças, vão permanecer. A exemplo da valorização, reconhecimento e maior utilização de aulas e reuniões on-line e a manutenção de protocolos de biossegurança individual e coletiva, como importantes heranças.

Na sede da instituição em Ipatinga, situada no bairro Bethânia, algumas importantes medidas foram tomadas no protocolo de volta às aulas. A começar pela entrada dos estudantes: organização de fila com marcação e distanciamento de 1,5m; aferição da temperatura; exigência do uso de máscara; disponibilização de álcool em gel em diversos pontos da faculdade. Além disso, a instituição mantém a prática de higienizar periodicamente os ambientes; manter portas e janelas abertas, sempre que possível, para ventilação do ambiente; manter suspensas atividades esportivas, eventos e festas; e manter tapetes banhados com hipoclorito a 0,5%.

 

Confiança 

Apesar de ainda distantes da realidade do mundo em 2019, os alunos da Única têm demonstrado grande aceitação quanto ao retorno às aulas presenciais, garante a assessoria da faculdade. Eles estão motivados, presentes, ativos e com a expectativa de que as aulas permaneçam nessa modalidade, pois consideram que as aulas presenciais possibilitam maior aproveitamento e construção do conhecimento. Uma experiência que para muitos ainda é insubstituível, gerando satisfação para o público alvo de tanto esforço: o aluno.