Prefeitura de Ipatinga implanta programa para fiscalizar irregularidades

Na Escola Municipal Jaime Morais Quintão, localizada no bairro Jardim Panorama, assim como na demais escolas, o retorno acontece com  segurança e certa fluidez
Aulas presenciais são bem recebidas entre estudantes e instituições em Ipatinga
24 de agosto de 2021
Organizações da Sociedade Civil tem prazo se encerrando para apresentarem suas propostas
Edital de R$ 21 mi do Parque Estadual do Rio Doce recebe propostas até sexta (27)
24 de agosto de 2021

Prefeitura de Ipatinga implanta programa para fiscalizar irregularidades

Administradores do município se reúnem para traçar plano de ação

Administradores do município se reúnem para traçar plano de ação

A Prefeitura de Ipatinga realizou, na tarde desta segunda-feira (23), a primeira reunião operacional de Gestão de Riscos, promovida pelo grupo de trabalho responsável pela implantação do Programa de Integridade Compliance, que visa privilegiar comportamentos éticos e transparentes dentro da cultura organizacional no âmbito da Administração Municipal.

A equipe se reuniu para definir as estratégias que serão implantadas para identificar os riscos éticos e operacionais nos processos, para que todas as secretarias atuem em conformidade com as legislações e procedimentos de padronização nos atendimentos de todos os setores. 

Nesse primeiro momento, ficou estabelecido que o Grupo de Trabalho vai iniciar o levantamento verificando os fluxos dos formulários de solicitação e dos processos em andamento da Secretaria de Fazenda. 

De acordo com o Controlador Geral, Diêgo Henrique Tuschtler de Carvalho, o monitoramento vai colaborar na identificação dos riscos relacionados à Unidade. Ficou estipulada uma reunião quinzenal para apresentação dos resultados e debate das medidas que serão introduzidas para consolidação das ações. 

“O foco do próximo encontro é o desenvolvimento das ações que consolidem as medidas de combate aos riscos e validem o plano de atividades do Comitê”, disse Diêgo.

O trabalho, que terá o auxílio dos departamentos de Auditoria e de Transparência e Controle da PMI, prevê relatórios consolidados com os estudos e levantamentos empreendidos. 

O PROGRAMA 

O Programa de Integridade e Compliance no município de Ipatinga foi adotado pela gestão atual com o objetivo de valorizar posturas éticas que contribuam para evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção na administração.

“Queremos propor novos arranjos normativos, institucionais e organizacionais, com o objetivo de disseminar políticas e mecanismos de prevenção e combate a erros, fraudes e desvios éticos, visando garantir a eficácia, eficiência e probidade dos atos da administração pública”, informou o Controlador.