CENIBRA apoia projeto que gera renda para mulheres

Bares e restaurantes permanecem no sistema delivery e retirada no balcão, conforme a Onda Roxa
Ipatinga autoriza reabertura de atacado e varejo
9 de abril de 2021
Recapeamento dos trechos  da av. 28 de Abril, rua Poços de Caldas e rua Belo Horizonte
PMI avança com obras de pavimentação em vias do centro
9 de abril de 2021

CENIBRA apoia projeto que gera renda para mulheres

Produtos fabricados pelas artesãs estão expostos em ambiente virtual

Produtos fabricados pelas artesãs estão expostos em ambiente virtual

“Tecer relações, tecer culturas e tecer fazeres”: esse é o mote da exposição “Brumal e seus encantos”, aberta ao público para visita virtual desde de 1º de abril. A coleção, que ficará exposta em ambiente online por dois anos, é composta por produtos elaborados por artistas e artesãs de Brumal, distrito de Santa Bárbara (MG) e comunidades do entorno. A produção aconteceu em oficinas online realizadas durante a pandemia. A CENIBRA apoia a iniciativa desde 2012, sendo uma das primeiras empresas patrocinadoras.

Após a permissão para reabertura do espaço, a exposição também estará aberta ao público de forma presencial, seguindo todos os protocolos de proteção contra o coronavírus, na Sala do Visitante do Parque Natural da Serra do Caraça, até o dia 30 de abril. Lá, além de apreciar as obras, os visitantes terão a oportunidade de tecer uma peça utilizando um tear mineiro de pente, liços e pedais para levar para casa como lembrança de sua visita à região. Ao findar o período de exposição no Parque, as obras serão transferidas para a Casa das Tecelãs de Brumal, onde as visitas continuarão, mediante agendamento.

Fundada por bandeirantes no início do século XVIII, a Vila de Brumal está localizada entre as serras do Caraça, Piedade e do Gandarela, fazendo parte do Circuito Entre Serras e da Estrada Real. Os produtos da exposição mesclam técnicas artesanais para representar os bens patrimoniais tombados da comunidade — como a Igreja de Santo Amaro, o casario colonial e a Cavalhada de Brumal — e diversos fazeres artesanais, criando produtos com identidade própria e com a cara da Vila.

“A CENIBRA foi a primeira parceira da iniciativa, porque desde o início acreditou que o projeto seria capaz de promover a melhoria da qualidade de vida das artesãs e de suas famílias. Temos orgulho de fazer parte de um projeto tão bem-sucedido”, disse Deuseles João Firme, assessor de comunicação corporativa e relações institucionais da CENIBRA. Como forma de apoio, a Empresa doou teares mineiros, promoveu cursos de capacitação com as artesãs e apoiou diversas exposições setoriais dos produtos.

Entre os produtos expostos na plataforma virtual, encontram-se bastidores, painéis, almofadas, cortinas e estandartes. “Na nossa concepção, os bens patrimoniais têm que ser venerados como entidades, então os estandartes são uma representação simbólica da cultura a ser resguardada e venerada”, conta a idealizadora do projeto, Dilce Mendes.

Um dos principais objetivos do projeto “Brumal e seus encantos”, do qual derivou a exposição, é fortalecer o papel da Casa das Tecelãs de Brumal que, desde 2012, reavivou a cultura da tecelagem no distrito e colocou Brumal no mapa turístico da Estrada Real. Além de ser uma difusora da cultura local, a Casa também teve papel relevante na inserção das mulheres no mercado de trabalho. “O trabalho da associação ajuda a tirar o estigma de ‘passatempo’ do artesanato e o coloca no lugar de instrumento de trabalho e geração de renda. A mulher passa a ser reconhecida como produtora da economia criativa”, explica Dilce.

Partindo do carro-chefe da Casa, o tear, os participantes das oficinas produziram peças que mesclam técnicas como crochê, bordado e cestaria, utilizando resíduos têxteis e fibras naturais, como o bambu. “A tecelagem é o fio condutor. A partir de uma técnica rudimentar, é possível construir um produto que cria um elo entre passado, presente e futuro”, complementa a idealizadora e coordenadora do projeto.