Consumir proteínas ou carboidratos quando exercita?

Coligação liderada por Dr. Renato pede cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys e Vespa - Foto: Arquivo Jornal O Informante
Coligação entra na justiça e pede cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys por possível abuso de poder econômico
14 de novembro de 2020
Prefeito projeta ações na área da saúde
Douglas Willkys é reeleito em Timóteo; confira também lista dos vereadores eleitos
16 de novembro de 2020

Consumir proteínas ou carboidratos quando exercita?

proteina 1

Muitos se perguntam sobre qual é a alimentação ideal antes e após exercícios físicos. Muitos apontam que os carboidratos são a melhor opção, enquanto outros defendem o consumo das proteínas. No entanto, a verdade é que não existe uma regra. Os alimentos devem ser escolhidos de acordo com os objetivos e o perfil de cada um.
A nutricionista do Einstein, Serena del Favero, esclareceu algumas questões sobre os dois tipos de alimentos:

Carboidratos
O consumo de alimentos ricos em carboidratos, conhecidos por fornecer energia, deve ser feito antes da prática esportiva. Eles atuam no fornecimento de energia para o atleta desempenhar o exercício. Entretanto, a exceção é quando a estratégia é treinar sob baixa oferta de carboidrato. Também é indicado um balanço calórico positivo quando o objetivo é ganhar massa muscular.

Além disso, devem ser consumidos após os treinos, visando a recuperação de glicogênio muscular e hepático. A orientação vale especialmente em casos de triatletas que executam mais de um treino por dia e necessitam de uma recuperação rápida.
Agora, se há mais de 20 horas de descanso entre um treino e outro, as próprias refeições normais do seu dia a dia (sem restrição severa de carboidrato) farão o papel de preencher os estoques de glicogênio muscular e hepático.

carboidratos

Consumo de proteína?
A proteína da dieta interage com o exercício, fornecendo tanto um gatilho quanto um substrato para a síntese de massa muscular. Além disso, melhora as mudanças estruturais em tecidos não musculares, como tendões e ossos. Dados atuais sugerem que a ingestão dietética de proteína varie de 1,2 a 2,0 g /kg /dia.
Já as ingestões maiores podem ser indicadas por curtos períodos durante o treinamento intensificado ou quando se reduz o consumo energético. As metas diárias de ingestão de proteína devem ser atingidas com um plano alimentar que forneça uma distribuição regular de quantidades moderadas de proteínas de alta qualidade ao longo do dia e após sessões de treinamento.

Ou seja, não adianta consumir um suplemento de proteína após o treino e não consumir alimentos fontes de proteína ao longo do dia. O consumo total de proteína deve ser distribuído de forma regular ao longo do dia inteiro.

 

Fonte: https://minhasaude.proteste.org.br/