Coligação entra na justiça e pede cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys por possível abuso de poder econômico

Rayner Teixeira abordou o uso de ferramentas na indústria 4.0
Indústria 4.0 na Manutenção e Desafios futuros da gestão hídrica em pauta na 3ª edição do Conecta
13 de novembro de 2020
proteina 1
Consumir proteínas ou carboidratos quando exercita?
14 de novembro de 2020

Coligação entra na justiça e pede cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys por possível abuso de poder econômico

Coligação liderada por Dr. Renato pede cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys e Vespa - Foto: Arquivo Jornal O Informante

Coligação liderada por Dr. Renato pede cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys e Vespa - Foto: Arquivo Jornal O Informante

O departamento jurídico da campanha do Dr. Renato (Coligação Reconstruir Com a Força do Povo – MDB, PSD, SOLIDARIEDADE, AVANTE, PSL, PC DO B, CIDADANIA) impetrou na justiça pedido de impugnação contra o atual prefeito e candidato à reeleição Douglas Wilkys (Coligação Juntos pela geração da boa política – PDT / REDE / PODE / PSC / PSB / DEM) .

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) destaca possível abuso de poder econômico cometido pelo atual prefeito. Segundo a denúncia houve significativo aumento de exames nos últimos três dias no Centro de Saúde João Otávio no bairro Olaria, a princípio, destacado exclusivamente para atender casos relacionados ao Covid19. “Conforme relatórios emitidos pela Secretaria de Saúde de Timóteo (software utilizado pela prefeitura), nos quais consta a relação de usuários que tiveram seus exames laboratoriais agendados nesta semana”, diz o trecho da denúncia.

O processo trás fotos de várias pessoas realizando diversos tipos de exames no posto de saúde João Otávio, sem possíveis relações com o Coronavírus. Na sexta-feira (13), segundo o denunciante, foram realizados exames em mais de 140 pessoas, sendo que algumas delas esperavam há mais de 1 ano, no documento também constam os nomes das pessoas que realizaram os exames.

De acordo com planilha,  a média dos meses e dias de atendimento a pacientes  e liberação de exames, eram significativamente menores aos dias que antecipam a eleição. Na planilha anexada aos autos consta data e números de exames realizados e agendados.

No processo ainda consta imagens e relatórios. Com isso, a ação pede a cassação do registro de candidatura de Douglas Willkys ou ainda, caso seja eleito, a cassação de seu diploma como prefeito. A ação foi impetrada na 098ª ZONA ELEITORAL DE TIMÓTEO MG e o processo tem o número 0600925-74.2020.6.13.0098.

 

Timóteo tem histórico de cassação por exames

Não é a primeira vez que possíveis excessos de liberação de exames é motivo de processo eleitoral em Timóteo.  O ex prefeito Dr. Geraldo Hilário foi cassado dia 9 de setembro de 2010 em função de liberação de exames médicos, na época questionada como acima da média dos meses anteriores, o que foi entendido pela justiça eleitoral como abuso de poder econômico. O ex prefeito havia assumido o mandato simultaneamente a disputa eleitoral, em função de outra cassação de mandato eletivo no município. Ele era vice da chapa que ficou em segundo lugar, mas assumiu porque o candidato a prefeito estava impedido pela justiça eleitoral de ser empossado.

 

Douglas Willkys divulga nota em rede social

A reportagem do jornal O Informante tentou contato com o prefeito e assessores, e foi enviado ao jornal a nota publicada nas redes sociais. “A Coligação “Juntos pela Geração da Boa Política” lamenta que a oposição encabeçada pelos candidatos Doutor Renato e Coronel tenham lançado mão do denuncismo com a veiculação de uma infundada denúncia de suposto aumento de liberação de exames laboratoriais pela Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo. Ao protocolar na noite do dia de hoje uma ação judicial, no “apagar das luzes” do processo eleitoral, os adversários demonstram desespero e pretensão de utilizar a Justiça Eleitoral como cavalo de batalha para tentar reverter o iminente fracasso de sua empreitada nas urnas”, diz trecho da nota assinada por Hamilton Roque Pires, advogado da coligação.

 

Dr. Renato destaca caber à justiça a investigação

O candidato Dr. Renato manifestou confiança no resultado das urnas e afirmou que se viu obrigado a entrar na justiça por entender haver  possíveis abusos e uso irregular da máquina pública, gerando assim possível benefício ilegal na disputa. “Nós estamos focados e confiantes no nosso trabalho. Fomos surpreendidos com esse número enorme de pessoas no João Otávio fazendo exames nos últimos três dias e recebemos a denúncia, com documentos e fotos, de possível abuso de poder econômico. Na disputa política não pode haver uso da máquina para se favorecer, e nossa coligação apenas pediu à Justiça que verificasse a veracidade da denúncia  e tomasse as medidas cabíveis,” finaliza Dr. Renato.