Ipatinga registra abertura de quase 100 novas empresas em meses de pandemia

A Guarda de Moçambique de Timóteo não irá festejar a data na rua este ano em respeito ao período de isolamento social
Instituto Cultural Reino do Rosário exalta o padroeiro do congado
13 de maio de 2020
AAPI está produzindo máscaras de proteção individual
AAPI incentiva produção de máscaras para funcionários e associados
13 de maio de 2020

Ipatinga registra abertura de quase 100 novas empresas em meses de pandemia

Município é campeão no Estado em tempo médio para formalização de processos entre as cidades que mais abriram negócios em março e abril

Município é campeão no Estado em tempo médio para formalização de processos entre as cidades que mais abriram negócios em março e abril

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Ipatinga está entre as cidades que mais abriram empresas e em menor tempo hábil, nos dois últimos meses. Os dados são bastante satisfatórios, levando em conta que estamos num período de retração e estagnação econômica em diversos setores devido à pandemia do novo Coronavírus.

No mês de março, foram 49 empresas abertas, com um prazo médio de 16h40 para formalização e conclusão de cada processo. A estatística coloca o município como o oitavo que mais abriu empresas no mês e o mais ágil entre os dez primeiros no quesito.

Em abril, o histórico mês de aniversário do município, além dos 50 novos empreendimentos liberados para funcionamento e a sexta colocação no ranking quantitativo estadual, a cidade conseguiu ser ainda mais veloz na abertura dos estabelecimentos, registrando um prazo médio de 11h36 para cada um deles.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Luís Henrique Alves, ressaltou a importância dos números, mesmo com a Covid-19: “Apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia, os números evidenciam a confiança dos investidores no mercado local, o que é motivo para comemorar. Além disso, há o estímulo da rapidez do sistema adotado no nosso serviço público para liberar as empresas para início de suas atividades”, frisou.

O prefeito Nardyello Rocha lembra que um dos instrumentos mais importantes na agilização dos processos é a Sala Mineira do Empreendedor, que o atual governo estruturou e mantém em funcionamento desde o segundo semestre de 2018 no andar térreo da sede do Executivo. “O organismo, que trabalha diariamente em interação com a Semdetur, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e a Secretaria de Fazenda, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma estratégica ponte de ligação com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). E, sem dúvida alguma, a simplificação e desburocratização de procedimentos em setores afins da nossa Administração também foi determinante para atingirmos este notável patamar de eficiência”, avaliou.

A Sala Mineira do Empreendedor ocupa instalações à frente da agência do Banco Itaú, no térreo da PMI, e funciona de 11h às 17h, de segunda a sexta-feira.