Instituto Cultural Reino do Rosário exalta o padroeiro do congado

coronavirus
Covid-19: Brasil registra 881 mortes em 24h; total chega a 12,4 mil
13 de maio de 2020
Município é campeão no Estado em tempo médio para formalização de processos entre as cidades que mais abriram negócios em março e abril
Ipatinga registra abertura de quase 100 novas empresas em meses de pandemia
13 de maio de 2020

Instituto Cultural Reino do Rosário exalta o padroeiro do congado

A Guarda de Moçambique de Timóteo não irá festejar a data na rua este ano em respeito ao período de isolamento social

A Guarda de Moçambique de Timóteo não irá festejar a data na rua este ano em respeito ao período de isolamento social

O Instituto Cultural Reino do Rosário vem manifestar sua fé no dia 13 de Maio, dia de São Benedito, padroeiro do congado. Em respeito ao período de isolamento social, a Guarda de Moçambique de Timóteo manifesta a sua serenidade e entende que o momento de pandemia do Coronavírus não permite os festejos em homenagem a um dos santos mais queridos da devoção popular.

De acordo com Luís Fabiano dos Santos, Capitão-mor da Guarda de Mocambique de Timóteo, São Benedito é amado pela população como exemplo de humildade. “É um dos santos mais queridos, cultuado por escravos negros por causa da cor da sua pele e da sua origem africana, comenta. É uma tristeza não poder festejar, mas nós não perdemos a fé! É nosso desejo que os festejos aconteçam no mês de julho, se não houver mais perigo de contágio”, disse.

O Instituto Cultural Reino do Rosário está concluindo o processo para registro da entidade, que segundo Mestre Fabiano, será comemorado no final de setembro com o Encontro Nacional dos Congadeiros, evento denominado “Tambores do Vale”. Este evento promete a presença de grupos de congado de várias cidades de Minas e de outros estados. “Se tudo correr bem”, cita Fabiano.

A entidade completará 15 anos de atividades culturais no próximo dia 23 de Maio. Um documentário será editado para contar toda a trajetória dos seus integrantes na realização de um grande sonho.