Usiminas e Senai farão manutenção de respiradores mecânicos em Ipatinga e Belo Horizonte

Mais de 5 mil máscaras foram doadas a 15 entidades da região
Provest, Usiminas e FIEMG doam máscaras a entidades do Vale do Aço
24 de abril de 2020
Kits são entregues nos domicílio seguindo as normas sanitárias
Secretaria de Educação de Timóteo distribui kits de merenda escolar para famílias de alunos em vulnerabilidade social
24 de abril de 2020

Usiminas e Senai farão manutenção de respiradores mecânicos em Ipatinga e Belo Horizonte

As parcerias acontecem nas unidades do Vale do Aço, com a Usina de Ipatinga, e em Belo Horizonte

As parcerias acontecem nas unidades do Vale do Aço, com a Usina de Ipatinga, e em Belo Horizonte

A Usiminas e o Senai estão unindo esforços para realizarem a manutenção e reparação de respiradores mecânicos e impressoras 3D, que passarão a ser utilizados por diversas unidades hospitalares do país no tratamento de pacientes da Covid-19. As parcerias acontecem nas unidades do Vale do Aço, com a Usina de Ipatinga, e em Belo Horizonte, junto à Soluções Usiminas.

A iniciativa parte do recebimento dos equipamentos enviados pelos hospitais, que passam por um processo de triagem, onde são avaliados aqueles que podem ser recuperados. Muitos equipamentos apresentam necessidade de limpeza e calibração, passando também por revisão de seus componentes, como mangueiras, conexões, baterias, entre outros.

Para contribuir com a ação, a Soluções Usiminas disponibilizou dois colaboradores voluntários, técnicos em eletrônica para o CIT – Centro de Inovação e Tecnologia, do Senai, passando a integrar uma equipe que já recuperou dezenas de respiradores e impressoras 3D, que estão sendo encaminhados para hospitais de todo o país para o enfrentamento da Covid-19.

O mesmo serviço será realizado em um espaço que está sendo adaptado dentro das Oficinas de Manutenção da siderurgia em Ipatinga. No espaço, três colaboradores se dedicarão a reparar respiradores que chegarão via Senai de diversos hospitais. Na última semana a equipe recebeu capacitação com foco em entender os processos, requisitos, forma de manipulação e cuidados quanto à higiene dos equipamentos e pessoas.

Em Ipatinga, a última etapa do processo de manutenção, a calibração dos respiradores, deverá ser realizada na oficina de manutenção do Hospital Márcio Cunha, da Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas para a saúde e educação na região.