Usiminas anuncia doação de 40 toneladas de alimentos e itens de higiene para comunidades

Industria
Programa FIEMG Competitiva passa por reformulação para melhor atender setor industrial
13 de abril de 2020
corona
Cel. Fabriciano confirma terceiro caso de Coronavírus
14 de abril de 2020

Usiminas anuncia doação de 40 toneladas de alimentos e itens de higiene para comunidades

Kits serão distribuídos para comunidades de Ipatinga, Betim, Santa Luzia, BH e Cubatão

Kits serão distribuídos para comunidades de Ipatinga, Betim, Santa Luzia, BH e Cubatão

Em mais um reforço do seu compromisso com ações que possam contribuir para proteger a saúde das pessoas e mitigar os impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19, a Usiminas está iniciando uma nova ação nos estados de Minas Gerais e SP.  Em parceria com prefeituras e outras entidades, a empresa está doando cerca de 40 toneladas de alimentos e itens de higiene pessoal para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Em Ipatinga, onde está sua maior unidade operacional, são quase 20 toneladas em cestas básicas, sabonetes em barra, líquido e papel toalha que serão repassadas às comunidades. Em parceria com a Prefeitura do município, a iniciativa vai beneficiar cerca de mil famílias e instituições cadastradas. Os kits destinados a Ipatinga foram entregues nesta segunda-feira, 13. Em cidades como Cubatão, na Baixada Santista, Betim e Santa Luzia, o início da distribuição está previsto para os próximos dias.

“Acreditamos que, neste momento em que enfrentamos uma guerra para preservar a Saúde e a Vida das Pessoas e também a Subsistência e o Emprego, é fundamental a união de esforços. Essa doação, sem dúvida, é mais um esforço para apoiar a comunidade, sobretudo aquela mais carente, neste momento de retração econômica”, afirma o presidente da Usiminas, Sergio Leite de Andrade.

Outras Ações

Além de doações e outras iniciativas coletivas, a Usiminas também tem atuado diretamente no atendimento à população por meio da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), seu braço social nas áreas de Saúde e Educação. A Fundação mantém quatro hospitais, sendo três em Minas e um na Baixada Santista, e realiza um trabalho de excelência, inclusive para um número expressivo de pacientes do Sistema Único de Saúde

Referência no tratamento de várias doenças, inclusive da Covid-19, e com equipes altamente capacitadas, a FSFX, com o apoio da Usiminas, está fazendo investimentos significativos nos seus hospitais e vem adotando diversas medidas para garantir a segurança dos usuários dos seus serviços e colaboradores. A entidade promoveu capacitação especial para suas equipes, adquiriu insumos e equipamentos, alterou fluxos internos e ampliou o número de leitos, entre outros.

No Hospital Márcio Cunha, por exemplo, um andar interno foi reservado para pacientes da Covid-19 e uma nova Unidade de Tratamento Intensivo foi montada para dar suporte a esses pacientes.

Medidas Internas

Desde o início da pandemia, a Usiminas adotou diversas medidas preventivas para garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores que permanecem em atividades operacionais essenciais. Entre as providências já adotadas está a adoção de home office para as equipes administrativas, além de gestantes, pessoas com doenças crônicas e acima de 60 anos, antecipação da Campanha de Vacinação contra a Gripe, com reforço da conscientização sobre a importância das doses e disponibilização para colaboradores e dependentes de todas as idades e aferição diária de temperatura de empregados, próprios e terceiros.

Complementarmente a essas medidas, os ônibus estão circulando apenas com passageiros sentados, houve alterações nos restaurantes, com limitação do número de pessoas, aumento do espaço entre as mesas e cadeiras, entre outros, e liberado o acesso de bicicletas à Usina.