Desde o aparecimento dos primeiros casos da Covid-19 no Brasil, a Usiminas, por meio da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), seu braço social em saúde e educação, vem trabalhando em medidas de prevenção ao vírus e de promoção continuada da saúde.
Diante dos desafios trazidos pela pandemia, a empresa está buscando ampliar o conjunto de ações, passando a procurar alternativas para os gargalos observados no atendimento às pessoas. Com esse objetivo, a diretoria da companhia, por meio do InovaAÍ, o programa de inovação da Usiminas, estruturou um projeto para unir ideias e propostas de empresas, universidades, startups e outras instituições, o Desafio de Inovação Covid-19.
“A proposta é termos várias cabeças pensando com um foco comum e testarmos soluções em um curto espaço de tempo. Em paralelo, entramos com a expertise da Fundação, que gere, entre outros, quatros hospitais em três diferentes cidades, para aumentarmos a assertividade das propostas”, conta Ericka Menegaz, gerente de Inovação da Usiminas.
Segundo a gerente, o cenário de incertezas já é rotina dessas equipes. “Utilizamos processos ágeis, testamos muitas ideias, temos um grande acesso a tecnologias de última geração que podem ser aplicadas em novas áreas e processos”, completa.
Confira os temas do desafio:
TELEMEDICINA
Soluções para realização de teleconsultas
MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO
Monitoramento e atendimento remoto de pacientes
Sinistralidade
Monitoramento da Carteira de Clientes
PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Mudança de comportamento
Como alimentar melhor
Como utilizar os serviços de saúde
SAÚDE FÍSICA/ MENTAL/ BEM ESTAR
Soluções para apoio ao cuidado
INFRAESTRUTURA
Predição de vida útil dos equipamentos
Gestão de suprimentos
Desenvolver alternativas a respiradores
OUTROS TEMAS
Outras soluções ligadas à saúde
Os formulários para inscrição estão disponíveis no site http://www.usiminas.com/desafio-covid-19